Dicas da arquiteta: as soluções para o ambiente corporativo

A tradicional agência de empregos e serviços de RH aproveitou seu aniversário de 35 anos para investir em um novo espaço, muito mais amplo e que pudesse receber seus clientes de forma confortável, acolhedora e segura.  


Fotos: Ezequiele Panizzi

A mudança de endereço para a sala comercial com área aproximadamente três vezes maior aconteceu em curto prazo, ajustando-se às datas estipuladas pela cliente. Desta forma, foram aproveitados 100% dos móveis existentes, sendo necessário executar apenas poucas peças complementos para criar o clima de acolhimento e aconchego que o conceito da empresa prioriza.  As soluções escolhidas foram por sistemas de rápida fabricação e com custo planejado para atender aos prazos e metas de investimento.


 

Outra preocupação, atual e necessária, é sobre criar uma nova forma de receber e trabalhar em tempos de pandemia. Buscamos soluções que permitissem ambientes ventilados, amplos, mas que mantivessem a privacidade que os atendimentos individualizados e cada espaço da agência necessitam. 


 

As divisórias das salas de atendimento foram executadas com estruturas metálicas e MDF para criar um efeito e para humanizá-las, receberam novas funções além de separar os ambientes: são responsáveis pela humanização dos espaços com ambientação e vegetação voltadas para que os atendimentos aconteçam de forma humana, leve e integrativa: lembrando um ambiente de estar de uma casa.


 

A vegetação abundante, a valorização da iluminação natural e os materiais escolhidos contribuíram estrategicamente para garantir os benefícios da biofilia neste projeto, que é definida resumidamente como conexão instintiva que as pessoas têm com a natureza para melhorar o bem-estar, a qualidade de vida e a produtividade nestes ambientes, reduzindo níveis de estresse e ansiedade, potencializando as capacidades humanas a quem usufrui dos espaços.
 


Silvia Menagat, arquitetura e interiores.

Fone: 3055.2110