Dicas para iluminação de Natal segura e econômica

Luzes embelezando e iluminando residências, comércios e ruas já são parte da tradição natalina. Para que os enfeites não sejam a causa de acidentes e não gerem gastos desnecessários no consumo, é preciso ter cuidados na sua instalação, manutenção e operação. A orientação da RGE é que, caso você não tenha conhecimento, procure um eletricista qualificado para abrir o quadro de força de sua casa e verificar todas as conexões de cabos. “Uma fiação defeituosa ou solta, somada a uma sobrecarga adicional, devido aos acessórios instalados nesta época, é causa comum de danos graves, como o superaquecimento, choques e até a queima da fiação elétrica e consequente incêndio da casa. Nunca ligue vários enfeites em uma tomada usando o tradicional e perigoso benjamim (também conhecido como “T”) ou faça emendas de fios, que também podem ser pontos de superaquecimento”, recomenda o engenheiro Segurança do Trabalho da RGE, Vandro Luiz Pezzin.

Consumo

O consumo de energia vai depender da quantidade de lâmpadas que serão utilizadas. Cada pequena lâmpada incandescente utilizada na decoração das árvores de Natal consome entre 1 e 5 watts. Portanto, um conjunto com cem luzinhas (o modelo mais comum encontrado no mercado) tem uma potência equivalente a 100W (o mesmo que uma antiga lâmpada incandescente de 100W). Se as luzinhas ficarem acesas durante 4 horas por dia, o consumo será de 12kWh/mês de energia elétrica. Manter essa iluminação ligada parte da noite (das 20h às 0h), durante o mês todo, pode significar um acréscimo de aproximadamente R$ 9,10 na conta de luz do cliente da RGE – isso para cada equipamento de 100 lâmpadas.

Escolha das lâmpadas

É possível encontrar enfeites luminosos de Natal à base de LED, que, apesar de mais caros, duram mais e são mais econômicos. Os cordões natalinos convencionais, o famoso “pisca-pisca”, utilizavam filamentos incandescentes, ou seja, eram de baixa eficiência e consumiam mais energia. Com a utilização de LEDs, o mercado oferece cordões com mais de 300 pontos de luz, consumindo menos de 10 watts. Os LEDs são mais seguros, pois trabalham a baixas temperaturas. Cuidados devem ser tomados para não efetuar emendas que possam prejudicar o seu funcionamento e, eventualmente, causar um curto circuito.

Dicas importantes na iluminação de Natal

– Providencie uma revisão das instalações elétricas antes de iniciar a decoração e faça uma boa revisão dos fios decorativos e dos piscas antes de instalá-los.

– Sempre faça a instalação das luzes de Natal com o circuito desligado.

– Não utilize benjamins (também conhecidos como “T”) e tenha cuidado para não ultrapassar o limite de carga da tomada que liga as lâmpadas.

– Não faça emendas nos fios do circuito de iluminação de Natal.

– Não tente ligar o enfeite diretamente na rede elétrica externa (da distribuidora de energia).

– As luzes devem ser desligadas quando não houver alguém na casa ou quando todos estiverem dormindo.

– Por serem fontes de calor, as luzes necessitam de acompanhamento contínuo.

– Não faça instalação próximo de piscinas ou áreas alagadas.

– Adquira produtos certificados com o selo do Inmetro em lojas especializadas e utilize iluminação à prova d’água em ambiente externo.

– Não utilize estruturas metálicas próximo da rede elétrica e não suba nos postes ou árvores próximo de redes elétricas para instalar os enfeites.

– Evite o contato das lâmpadas com objetos e enfeites que podem ser inflamáveis, como cortinas e tapetes;

– No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”.

– Evite o uso de luzes elétricas e piscas que contenham metal, pois estes materiais podem conduzir energia e provocar choques elétricos.

– Cuidado com as crianças. Elas sentem-se atraídas pelas lâmpadas e podem sofrer acidentes elétricos ao manusearem indevidamente os enfeites.

– Na dúvida, consulte sempre um eletricista credenciado.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também