Dicas para manter o peso e a saúde no Carnaval
Durante o Carnaval, é comum ocorrer o abuso de bebidas alcoólicas e de comidas calóricas e gordurosas, o que leva ao ganho de peso e à ressaca. Porém, mudanças simples na alimentação podem evitar esses problemas. Por isso, a nutricionista do programa de emagrecimento “Dieta e Saúde”, Priscila Riciardi, destacou seis atitudes simples que tornam possível aproveitar a folia sem engordar ou prejudicar a saúde.
Comer mais e em menores porções
Comer várias vezes ao dia pode passar a sensação de excesso. Entretanto, é um grande passo para o emagrecimento. Assim, evita-se a sensação ruim de estufamento e a moleza após a refeição, tornando possível se divertir com mais qualidade.
Faça pequenas refeições a cada três horas e não se preocupe em ficar totalmente satisfeito e com medo de passar fome, porque você vai comer novamente logo mais. Para colocar o plano em ação, mesmo na rua, uma opção prática é sempre carregar frutas, castanhas e sementes na bolsa ou mochila.
Não olhe só as calorias
Vários estudos têm mostrado que dietas com a mesma quantidade de calorias, mas compostas por diferentes tipos de alimentos, impactam de forma distinta na perda de peso. Por isso, a melhor forma de fazer escolhas saudáveis não é olhar a quantidade de calorias, mas os nutrientes que compõem o produto. Alimentos com fibras, gorduras boas, as monoinsaturadas e poli-insaturadas, assim como vitaminas e minerais devem ser priorizados. Já aqueles com gordura saturada, açúcar e nomes estranhos na lista de ingredientes devem ser evitados.
Nem tudo que é líquido limpa
Assim como não dá para lavar a roupa com água suja, não dá para limpar o corpo com bebida alcoólica, suco ou refrigerante, mesmo que sejam líquidos. A água é sempre a melhor opção e deve ser consumida preferencialmente entre as refeições ao longo do dia. Para facilitar a adesão a este hábito, você pode fazer uso das águas aromatizadas. Deixe de molho na água gelada ingredientes como hortelã, gengibre ou casca de maçã, e pronto! Chás caseiros sem açúcar, como os diuréticos de hibisco e cavalinha, também são boas opções.
Mantenha o intestino em ordem
Para limpar o organismo de verdade, você precisa estar com o intestino funcionando corretamente. Caso contrário, tudo que fica ali parado passa a produzir substâncias tóxicas que podem ser reabsorvidas pelo organismo. Então, mantenha um bom consumo de fibras, sem se esquecer da água. Boas fontes são as frutas, principalmente pêra, maçã e ameixa, vegetais crus e cereais integrais e seus farelos, como de aveia, quinoa e trigo em grãos. Se você não vai ter muito controle sobre sua alimentação, uma boa pedida é carregar um pouco de sementes de chia, linhaça ou a fibra psyllium, que podem facilmente ser adicionados a qualquer alimento.
Reponha as energias
Recuperar as energias não é necessariamente repor calorias, mas principalmente repor nutrientes. O consumo de álcool, a irregularidade no sono e todas as mudanças de rotina que você passa no período de Carnaval exigem maior quantidade de vitaminas e minerais para manter sua imunidade, seu metabolismo e seu bem-estar em dia. Por isso, invista em alimentos muito ricos em nutrientes, mas com menor teor de calorias. Para repor os nutrientes e antioxidantes, coma vegetais e frutas de cor verde-escura, amarelos e roxos. Para completar, combine com castanhas e sementes, que são fontes de proteínas e gorduras boas, e cereais integrais com maior valor de proteínas, como a aveia, a quinoa e o amaranto. Uma boa sugestão é um suco de acerola com couve, farelo de aveia e semente de chia.
Proteja o seu fígado
O ideal é não consumir álcool, mas, como no Carnaval fica mais difícil resistir à tentação, o melhor é ajudar o fígado a se livrar logo dele. Para começar, nos dias depois do exagero, é interessante reduzir ou evitar o consumo de carnes, principalmente as vermelhas, beber muito líquido e fazer uma atividade física para ajudar na eliminação pelo suor. Não realize uma dieta líquida. É muito importante comer alimentos de alta qualidade nutricional, como folhas de cor verde-escura, alimentos amarelos e arroxeados e cereais integrais. Boas alternativas são as brássicas, como brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas e a couve tradicional. Alcachofra, gengibre, chá-verde, cúrcuma e cebola também são ótimas opções.
É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.
Siga o SERRANOSSA!
Twitter: @SERRANOSSA
Facebook: Grupo SERRANOSSA
O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.