• Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • Apolo
  • Tacchini Sistema de Saúde

Dicas para reverter os exageros das festas

  • Apolo
  • Vinícola Garibaldi

Final de ano é sempre aquele exagero. Muitos eventos, festas, comemorações. E por mais força de vontade que você tenha, é bem fácil dar aquela escapada da dieta. Qual o segredo para retomar a rotina de alimentação saudável depois desse período?

A nutricionista Roberta Stella ensina que, ao contrário do que muitos pensam, o exagero nas comemorações do final de ano não deve ser compensado por dias e dias de uma excessiva restrição. “O resultado poderá ser o oposto do que o desejado caso você não suporte a fome”, alerta. O ideal é, nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), consumir alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais (por exemplo, arroz integral). “Dessa maneira, o organismo irá receber o alerta de saciedade, levando à interrupção da ação de se alimentar. Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, fazendo com que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente”, detalha. Outra dica é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais, o que evita que você fique beliscando.

 


Foto: Freepik

 

Diário alimentar

Na primeira semana do ano, faça um diário alimentar. Anote tudo o que você come e a hora em que isso acontece. Sabendo identificar os períodos de maior fome e os erros alimentares, ficará mais fácil reorganizar a alimentação.
Anotar os alimentos consumidos é uma rotina diária fundamental para o emagrecimento. É com ela que você observa como está se alimentando e percebe seus erros e acertos. Esta é a base de reeducação alimentar. É com esse controle que você passa a fazer adaptações em sua alimentação e aprende a ter uma alimentação saudável mesmo comendo o que gosta.

Fracione

Faça pequenos lanches entre as refeições principais. Opte por frutas, biscoitos integrais, barrinhas de cereais ou iogurtes desnatados. Os lanches mais fracionados não fazem mal nenhum à saúde nem à dieta e até podem, dependendo da pessoa, estimular o metabolismo e reduzir o apetite da próxima refeição, porém, deve-se prestar atenção as calorias ingeridas, nesses intervalos: "precisam ser alimentos que matem a fome sem acabar com a sua dieta", explica a nutricionista Anita Sachs, professora de nutrição da Unifesp.

Dieta equilibrada

A relação entre ingerir carboidratos após as 18h e ganhar peso não passa de mito. Entretanto, é importante que os alimentos estejam bem distribuídos durante o dia, evitando uma elevada concentração no período noturno, principalmente se você vai dormir logo após o jantar.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também