Dieta IIFYM sem orientação leva à deficiência de vitaminas e minerais

Por Bruna Stuppiello
Fonte: portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)

A dieta If it fit your macros (IIFYM), que em tradução livre significa "se couber nos seus macros[nutrientes]", calcula a quantidade de macronutrientes, como proteínas, gorduras, carboidratos e fibras que uma pessoa pode ingerir por dia. Ela é similar à dieta dos pontos, com a diferença de que em vez de serem calculadas as calorias que podem ser ingeridas, são os macronutrientes e as fibras que são levados em conta.

Para realizar este cálculo, os adeptos do método utilizam sites em que adicionam dados como peso, altura e quantidade de exercícios praticados e então é calculado automaticamente a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras e fibras que devem ser ingeridos em um dia. Essa dieta ajuda na perda de peso, pois os macronutrientes são fontes de calorias e o método se propõe a determinar a quantidade deles que seus adeptos podem ingerir. Lembrando que cada grama de carboidrato possui 4 calorias, um grama de proteína também tem 4 calorias e um grama de gordura tem 9 calorias.

Uma vez que se diminui a ingestão de macronutrientes, o consumo de calorias também reduz e com menos calorias o corpo irá ingerir menos energia do que gasta. Desta forma é necessário que o organismo utilize a energia que tem armazenada, na forma de gordura principalmente. Assim, ocorre a perda de peso.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

A pessoa pode escolher entre três objetivos principais: perda de peso, manutenção e ganho de massa muscular. No objetivo de perda de peso, a pessoa pode dizer se quer obter este resultado de forma normal, agressiva ou imprudente. Enquanto no objetivo de ganho de massa muscular, o adepto deve dizer se quer fazer isso de forma cautelosa, didática ou agressiva. Para cada objetivo secundário é orientado o consumo de uma determinada quantidade de gorduras, carboidratos e proteínas.

  • Vinícola Garibaldi

Vantagens 
Uma vantagem desta dieta é que ela ajuda a planejar melhor a alimentação e não apenas seguir um cardápio. Desta forma, a pessoa pode ter maior facilidade na hora de pensar em reeducação alimentar. Além disso, apesar de não levar em conta os micronutrientes, este método já dá um passo importante ao lembrar que não são apenas as calorias que devem ser levadas em conta, mas também os macronutrientes.

Desvantagens 
A dieta IIFYM não é nada prática, afinal, ela apenas diz a quantidade de cada macronutriente que deve ser ingerida. O seguidor do método terá que olhar constantemente o quanto de cada macronutriente está presente em cada alimento que ingere e então fazer o cálculo se está de acordo com sua dieta.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também