Dieta rica em probióticos pode reduzir a ansiedade

Uma dieta rica em probióticos pode ajudar a reduzir a ansiedade social em jovens adultos. É o que diz um estudo publicado na revista científica “Psychiatry Research”, que contou com a participação de 710 estudantes. Eles responderam um questionário sobre sua dieta, quão preocupados/neuróticos costumavam ser e se tinham ou não ansiedade social. No caso de estudantes que relataram ter um alto nível de sentimentos neuróticos, comer alimentos fermentados foi relacionado a menos sintomas de ansiedade social. Entre os alimentos ricos em probióticos está o iogurte. Confira alguns benefícios:

Aumenta a imunidade

O consumo regular de iogurte ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. Esses micro-organismos contribuem para aumentar a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Vinícola Garibaldi

Fortalece os ossos

Por ser derivado do leite, o iogurte é excelente fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde dos ossos. Especialistas recomendam a ingestão de iogurte, principalmente, para ajudar no crescimento de ossos e dentes de crianças e prevenir a osteoporose em mulheres. Quanto antes você iniciar a ingestão de cálcio para prevenir a perda de massa óssea, melhor. 

Promove o bom humor

“O intestino responde pela produção de 95% da serotonina de todo o corpo, que é um neurotransmissor responsável pelo bom humor”, afirma a nutricionista Thatyana Freitas. Como as bactérias benéficas – os probióticos – do iogurte melhoram a saúde desse órgão, maiores podem ser as chances de estimular a sensação de bem-estar e o bom humor, ajudando você a executar as suas tarefas diárias com mais ânimo e disposição.

Melhora o trânsito intestinal

Como os probióticos encontrados no iogurte melhoram a saúde do intestino, ele tende a deixar de ser “preguiçoso” e passa a funcionar melhor. Se você consumir iogurte regularmente, poderá ter menos chances de sofrer de prisão de ventre e outras complicações decorrentes da digestão.  


Pode ajudar a emagrecer

Pesquisadores da Universidade de Tennessee (EUA) observaram que adultos com obesidade que comiam três porções de iogurte desnatado por dia, como parte de uma dieta de baixa caloria, perdiam 22% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que simplesmente cortavam calorias. O estudo foi divulgado na publicação científica “International Journal of Obesity”. Segundo os autores, os resultados aumentam as evidências de que a ingestão de cálcio e proteínas, tanto do iogurte como de outros produtos lácteos, pode ajudar a queimar gordura e promover a perda de peso de forma mais acelerada. 

Fonte: portal Minha Vida

Faça em casa: iogurte natural caseiro

Ingredientes

– 1 litro de leite integral;
– 1 pote de iogurte integral (consistência firme); 
– 2 colheres (sopa) de leite em pó integral; 
– 1 sachê de gelatina sem sabor.  

Modo de preparo

Ferva o leite e espere voltar à temperatura ambiente (até que ele fique morno). Ao atingir a temperatura correta, tire a nata que se formar. No liquidificador, coloque esse leite morno, o iogurte, o leite em pó e o pó da gelatina. Bata até que fique bem homogêneo. Coloque a vasilha em um local abafado, como dentro do micro-ondas desligado ou dentro de um isopor, enrolada em panos de prato. O ambiente deve manter a temperatura “morna” do recipiente por, no mínimo, 8 horas (o tempo ideal é de 10 a 12 horas) e você não deve mexer no iogurte durante a preparação. Depois, é só mexer bem e colocar para gelar em uma garrafa ou em potinhos individuais. Você pode servir com frutas ou calda.

Fonte: nutricionista Thatyana Freitas

 

 

 

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também