Dilma promete medidas para vitivinicultura

A presidente da República Dilma Rousseff participou da abertura da 29ª edição da Festa Nacional da Uva e 23ª Feira Agroindustrial, em Caxias do Sul, na tarde de quinta-feira, 16, junto com o governador Tarso Genro e outras autoridades. Em seu discurso, Dilma garantiu medidas para acelerar o crescimento econômico e social do país e deu ênfase ao setor que produz a fruta tema da festa. A solenidade de abertura reuniu cerca de 2 mil pessoas no Parque de Eventos.

Dilma cogitou, inclusive, a possibilidade de adotar medidas de emergência, restringindo as importações de alguns produtos, durante um determinado período para proteger o mercado doméstico, as chamadas medidas salvaguardas. No entanto, não foi precisa, não detalhou e nem definiu prazo exato, dizendo apenas que as melhorias devem ocorrer ainda neste ano. “Eu reafirmo o compromisso com os vitivinicultores de providenciar, ainda em 2012, medidas tributárias de estimulo às exportações, ao crescimento e a qualificação da mão de obra, à produção e a inovação do setor”.

Dilma apontou um crescimento de 4,5% para o Brasil, neste ano e foi aplaudida pelo público presente n a abertura oficial do evento. Ela fez elogios à feira e a região, em seu pronunciamento. “A Festa da Uva tem um significado especial, é feita por um povo que enfrentou o paredão dessa Serra e construiu uma das regiões mais prósperas desse país”, destacou a presidente.

Com um discurso emocionado o prefeito de Caxias do Sul, Ivo Sartori, abriu a festa, que é o maior orgulho caxiense, dizendo que a feira se confunde com a história do município. “A Festa da Uva é a nossa história pintada ao vivo e a cores, quadro a quadro, com a participação de todos”.

Depois da solenidade de abertura, a presidente caminhou pelos pavilhões acompanhada por autoridades governamentais e pelas soberanas da feira.

A Festa da Uva vai até o dia 4 de março, com diversos shows nacionais, além de oito desfiles alegóricos, todos noturnos.

Metalúrgicos entregam carta

Os metalúrgicos de Caxias do Sul e Região foram representados na solenidade de abertura da Festa Nacional da Uva 2012 através do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Assis Melo e pelo vice, Leandro Velho. Na ocasião, juntamente com o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Guiomar Vidor, os representantes da categoria entregaram uma carta reivindicatória para representantes do Governo Federal.

No documento, os sindicalistas manifestaram a preocupação com o processo de desindustrialização devido às elevadas taxas de juros e pedem apoio na implementação de medidas como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, a regulamentação das terceirizações, o fortalecimento do Ministério do Trabalho, a redução da taxa de juros e a implantação de política cambial que fortaleça o mercado interno. Caxias do Sul é o segundo polo metalmecânico do Brasil.


Alexandra Duarte

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa