Dilma Rousseff estreia como presidente do banco dos Brics em Xangai, na China
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) iniciou nesta terça-feira, 28/03, os trabalhos à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o banco dos Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na sexta-feira, 24/03, Dilma foi confirmada no cargo – para o qual havia sido indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ela viajou então à China para tomar posse à frente da presidência da nova instituição, responsável pelo financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países que fazem parte da instituição.
Ela visitou a sede do banco, em Xangai, e participou da primeira reunião como presidente.
O mandato de Dilma como presidente do banco do Brics vai até julho de 2025. Cabia ao Brasil indicar um novo nome para comandar o banco.
O nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição após a ex-presidente passar por uma espécie de sabatina com ministros da Economia dos outros países membros do bloco – África do Sul, China, Índia e Rússia.
O antecessor de Dilma no cargo era o também brasileiro Marcos Troyjo. Ele é diplomata e foi indicado à presidência do banco do Brics em 2020 por Jair Bolsonaro.