Direto da maior exposição de vinhos do mundo, governo RS inicia missão na Europa

Neste domingo foi inaugurado estande do RS na Vinitaly, a maior exposição de vinhos do mundo, que ocorre na cidade de Verona, na Itália

Direto da maior exposição de vinhos do mundo, governo RS inicia missão na Europa
Foto: Mauricio Tonetto / Secom

Sob liderança do governador Eduardo Leite (PSDB), começou neste domingo, 14/04, a missão oficial do governo gaúcho na Itália e na Alemanha. A primeira atividade da comitiva, formada por secretários e representantes de Estado, foi a inauguração do estande do Rio Grande do Sul na Vinitaly, a maior exposição de vinhos do mundo, que ocorre em Verona, na Itália. O desenlace da fita do espaço foi feito por Leite, que celebrou a presença das vinícolas gaúchas no evento.

“A gente está colocando a produção gaúcha em evidência a partir do estande, e a feira também é uma oportunidade para buscarmos referências. O que observarmos aqui servirá como inspiração para que possamos fazer eventos que consolidem a marca do vinho gaúcho e, assim, ajudar no desenvolvimento do Estado. Ao ampliamos o espaço do Rio Grande do Sul na feira, a gente vai ganhando relevância para termos uma presença ainda mais forte ao longo das próximas edições”, afirmou.

O estande do governo na Vinitaly está sob responsabilidade das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Turismo e de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi). No local, que servirá para promoção do setor vitivinícola e do enoturismo, nove vinícolas gaúchas vão expor seus rótulos. O Rio Grande do Sul é atualmente o maior produtor de uva, sucos de uva, vinhos e espumante do Brasil. Em 2023, o Estado foi responsável por 90% da produção nacional de vinhos e sucos de uva, 85% da produção de espumantes e mais da metade da produção de uva no Brasil.

“Pelo segundo ano consecutivo, através da Seapi, nós subsidiamos a participação do RS na Vinitaly com um estande para promoção do setor vitivinícola gaúcho. A feira é a segunda maior em negócios da Europa, e uma grande vitrine para nossos vinhos e espumantes’, destaca Joel Maraschin, chefe de gabinete da Seapi que integra a comitiva.

Mais cedo, o governador e parte da comitiva se reuniram com o presidente do Grupo Veronafiere, responsável pela feira, Federico Bricolo. A empresa também é responsável pela organização da Wine South America em Bento Gonçalves, outro importante evento do setor.

Na segunda-feira, 15/04, a missão tem sequência com uma reunião do governador com o presidente da Região do Vêneto, Luca Zaia, para discutir possíveis parcerias com o RS. Após o encontro, a comitiva seguirá para Roma.

A missão internacional

O objetivo da missão é aprofundar as relações culturais e de negócios do Rio Grande do Sul com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Nesta ano, ocorre a comemoração do Bicentenário da Imigração Alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Também integram a comitiva, os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodriguez (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e o diretor do BRDE e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.