Disbiose intestinal e sua relação com sensibilidade alimentar

O Armazém Fit Store, sempre atento às pautas que envolvem a saúde da comunidade onde está inserido, convidou nesta semana a nutricionista Fran Valduga (CRN 2 12866) para falar sobre a disbiose intestinal e sua relação com a sensibilidade alimentar. Confira:


 

“A microbiota intestinal abriga aproximadamente 100 trilhões de micro-organismos e cerca de 400 espécies são fundamentais para garantir a homeostase. O desequilíbrio dessa microbiota intestinal, a disbiose, pode influenciar no surgimento de alergias e sensibilidades alimentares, devido ao aumento da permeabilidade intestinal, tornando o intestino seletivo ao absorver algumas substâncias. 

Fadiga crônica, enxaqueca, dores articulares, dermatites, rinite, irritabilidade, má digestão, distensão abdominal, excesso de gases, constipação, diarreia, refluxo, cistite de repetição… são alguns dos sinais e\ou sintomas que podem estar relacionados com sensibilidades alimentares.  

Uma dieta do padrão ocidental, rica em farináceos, lácteos e baixa em fibras e probióticos, associada a uma vida sedentária e ao uso de antibióticos de maneira errônea, exposição a metais pesados, pesticidas e aditivos alimentares são um ‘prato cheio’ para o desequilíbrio intestinal, afetando a saúde integral do indivíduo. 

Se você apresenta um ou mais desses sinais e\ou sintomas é fundamental buscar atendimento nutricional e investigar quais são os alimentos que podem estar envolvidos com a condição. Através de protocolos nutricionais, como o LOW FODMAPs, exames moleculares da microbiota intestinal, exames de identificação de alimentos alergênicos e modulação da microbiota intestinal é possível recuperar o estado de saúde e excluir e\ou melhorar os sintomas citados. 


 

Para auxiliar a sua saúde intestinal, siga as dicas a seguir:
    – Beba água. De 30 a 40ml por kg de peso corporal, faça o seu cálculo.
    -Coma vegetais, dê preferência aos crus e orgânicos.
    – Varie o seu consumo de frutas. Opte pelas da estação.
    – Inclua fonte de probióticos diariamente, uma boa opção é a Kombucha.
    – Consuma gorduras boas, principalmente as provenientes do azeite de oliva extravirgem, nozes, castanhas e sementes (chia, linhaça).
Muitas vezes é necessária a suplementação de fibras, prebióticos, simbióticos e glutamina.  E, claro, tenha um nutricionista. Invista na sua saúde. Conte comigo”

 


 

Produtos sugeridos para auxiliar na sua saúde intestinal são facilmente encontrados no Armazém Fit Store. Conheça nossa loja:
Rua Sen. Joaquim Pedro Salgado Filho, 139, Cidade Alta. 
(54) 3702 0767 – 9 9119 0184 – 
@armazemfitstore.bentogonçalves