Dividir o tempo para impor limites aos filhos

Com exceção daquele cuco velho da vovó na parede, o relógio não para nunca. Todo mundo sabe que ser mãe exige se desdobrar em mil e revelar a cada dia uma nova habilidade. Depois do trabalho, do supermercado, do leva e traz as crianças da escola, do arrumar a casa, de brincar com os filhos, você pensa: ainda falta fazer coisa e o dia já passou! Pode ficar calma.

Essa angústia é o mal da mãe de hoje em dia, e encontra raízes mais antigas do que se imagina. A mulher moderna assume mais papéis e responsabilidades muitas vezes ditadas pelo consumo que, por sua vez, é mecanismo de compensação da sua ausência perante os filhos.

Logo, “quem precisa comprar mais, precisa trabalhar mais”, explica o psicoterapeuta Leonardo Fraiman, autor do livro “Caminhos para o Amadurecimento”.

Mas essa mulher que carrega a imagem da mãe leoa, que faz tudo ao mesmo tempo, já começa a questionar seus papéis, ponderar o que vale mesmo a pena e imprimir mais qualidade às atividades que realiza em um determinado espaço de horas. “Ela não vai conseguir ser prefeita em tudo, mas para o desenvolvimento emocional dos filhos, é importante que quando esteja com eles, seja por inteiro”, diz Fraiman.

Saber administrar bem o tempo e dividí-lo com a família faz parte de uma vida mais saudável. O primeiro passo é ter disciplina e planejamento. É necessário fazer com que as crianças cumpram horários: para acordar, para comer, para fazer a lição e para brincar.

Essa organização de tarefas básicas na vida da mãe e do filho permitirá que as outras janelas no dia fiquem mais claras para os demais afazeres. “Como eu trabalhava o dia todo e chegava só à noite em casa, acabava aliviando na hora de cobrar a lição dos meninos. Fatalmente eles passaram a render menos na escola e mudei minha atitude. Mas demorei para perceber que mãe boa na maioria das vezes é mãe chata”, conta a administradora de empresas Solange Nogueira, 38 anos, de São Paulo.
 

Pais e filhos

Ter tempo para você e ainda assim apoiar os pequenos é o grande dilema da maternidade. Mas é possível flexibilizar horários e adaptar as situações para estar presente. Levar trabalho para casa, por exemplo, é muito comum entre os pais. Aproveite que seu filho está fazendo a lição escolar para ficar ao lado dele e terminar aquele relatório. “Para as crianças, ver os pais fazendo algo é uma forma de conhecê-los e compreendê-os melhor”, ensina Leonardo Fraiman. Outra forma de multiplicar e melhorar seu tempo é diminuir distâncias em vez de passar muito tempo a caminho dos lugares.

 
Dicas

*Aproveite para malhar na mesma academia onde o filho faz natação e a filha faz balé

*Matricule a criança em uma escola perto do trabalho

*Faça as unhas e a depilação enquanto o filho está na aula de inglês

*Viaje com o maridão ou com as amigas enquanto ele passa um final de semana na casa dos avós

*Faça uma máscara de beleza enquanto assiste um filme com eles na TV

*Faça a feira e na volta peça para eles ajudá-la a guardar as compras.

Fonte: Portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA