DMT tem somente 8 agentes por turno na rua

Tratado internamente como um dos principais motivos para a dificuldade de conquistar de forma mais ampla a confiança dos bento-gonçalvenses, o déficit de pessoal vivenciado pelo Departamento Municipal de Trânsito (DMT) desde a sua implantação, em 1999, é um dos obstáculos a serem enfrentados pela secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana ainda neste ano. Antes do final de 2014, a pasta projeta a realização de um novo concurso para o cargo, e pode aumentar em mais de 66% o efetivo, que hoje dispõe de 36 profissionais.

Entretanto, descontados os que atuam no setor administrativo e como telefonista, além das previsões de férias e eventuais licenças, ficam normalmente à disposição cerca 24 agentes para serem divididos em três turnos de trabalho, o que faz com que, em média, apenas 8 estejam na rua em cada um destes períodos. O objetivo é que a terceira prova realizada ao longo desses 16 anos permita elevar para 60 o número total de azuizinhos, o que também faria subir para 40 a quantidade diária de profissionais disponíveis diariamente.

Com o aumento no efetivo, que dependerá de mudança em lei, também pode ser encaminhada uma melhoria salarial para a categoria. Hoje, um agente de trânsito recebe, inicialmente, R$ 1.217,90, outro aspecto considerado como um elemento desmotivador para abraçar a função. As alterações dependem, contudo, de um estudo que está sendo realizado em toda a estrutura administrativa da prefeitura por uma empresa contratada e, em breve, deve ser direcionado à mobilidade.

  • Tacchini
  • Super Apolo
  • Super Apolo
  • Tacchini


Limitações

De acordo com o secretário Mauro Moro, a demanda já foi remetida ao prefeito Guilherme Pasin no começo deste ano e tende a ser tratada como urgência, em função da carência acumulada. “Hoje nós priorizamos o Centro, que é onde tem mais conflito de circulação, e especialmente as áreas próximas às escolas. Não conseguimos ir além disso, mesmo sabendo que muitos bairros mais populosos, como na região do São Roque e Santa Helena, precisam da presença mais constante dos agentes. E se conseguirmos esses 24 novos, vai amenizar o problema, mas não vai resolver”, afirma.

  • Sicredi
  • Aurora
  • Desktop Sesc Hip Hop 01-08-2025
  • Sicredi
  • Aurora
  • Mobile SESC hip-hop 01-08-2025

Além de evitar que os agentes atuem sozinhos nas ruas, o DMT também precisa, constantemente, direcionar os profissionais para outras atividades, como o monitoramento de eventos e até de obras em execução nas vias públicas, o que afeta a atuação ostensiva. “Estamos fazendo milagre com o que temos hoje”, acrescenta o diretor, Clóvis Antônio Bedina.

Na tarde da última terça-feira, 29, a reportagem do SERRANOSSA percorreu, por 45 minutos, trechos das principais ruas centrais de Bento, como a Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Marechal Floriano, Cândido Costa, Júlio de Castilhos e Saldanha Marinho. Durante o período, apenas uma viatura em movimento, com dois agentes, foi avistada.

  • Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • UCS Bento
  • Câmara Bento
  • Vinícola Garibaldi
  • UCS Bento
  • Câmara Bento


Curso

Depois do concurso, os aprovados ao cargo de agente de trânsito deverão passar pelo curso de formação, com duração de no mínimo 350 horas, estendendo-se, provavelmente, por até seis meses. Segundo Moro, a primeira capacitação, em 2000, foi ainda mais extensa, e durou nove meses. O segundo e último curso, em 2011, foi realizado em apenas duas semanas. “Não deu a segurança que eles precisavam, mas eles acabaram aprendendo realmente na prática. Muitos ainda enfrentam alguma dificuldade, mas também aproveitam a experiência dos que estão há mais tempo. Por isso sempre é importante uma renovação, mas ela tem que ser feita com qualidade e bem embasada”, completa o secretário.

  • Netfar
  • Ravanello
  • Fraporti
  • Bruno & Marrone
  • Posto Ravanello
  • Netfar mobile
  • Fraporti
  • Bruno & Marrone

Estrutura

O DMT tem hoje à disposição quatro automóveis, duas caminhonetes e duas motocicletas. Estruturalmente, Moro ressalta que não seriam necessárias melhorias muito significativas, à exceção de sistemas de monitoramento por satélite (GPS) e câmeras em viaturas, para otimizar a utilização dos recursos públicos e garantir um controle mais preciso dos atendimentos realizados pelo órgão. “Já estamos trabalhando junto à Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC) para isso”, adianta.

Menos da metade do ideal

A orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), no Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária Para a Década 2011 – 2020, é a presença de pelo menos um agente de trânsito para cada mil veículos em circulação nos municípios brasileiros que dispõem desse efetivo. Com base nesse índice, Bento – que possui uma frota de mais de 75,6 mil – deveria ter, no mínimo, 75 agentes em operação nas ruas da cidade. Atualmente, entretanto, essa proporção não chega sequer à metade do indicado.

Reportagem: Jorge Bronzato Jr.


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também