Doce desejo
Os doces costumam ser uma verdadeira tentação. O que para muitos pode ser apenas um desejo, para outros é um vício difícil de controlar. As guloseimas e sobremesas parecem chamar mais a atenção, principalmente, se a pessoa está de dieta ou tentando uma reeducação alimentar. Para driblar a ansiedade por doces é preciso força de vontade.
Segundo a nutricionista Daiane Menon, praticar exercícios e ter uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e produtos integrais, diminui a vontade de comer doces. “A prática de atividade física libera endorfina e serotonina, que dão sensação de prazer e bem-estar semelhante àquela que ocorre ao ingerir doces”, explica. É preciso educar o organismo para conseguir manter o controle. “Quanto mais doce, mais vontade de comer se tem. Então o melhor é deixar para os finais de semana e não abusar”, comenta Daiane.
Ela indica que, na hora da escolha, é vantagem optar por alternativas menos calóricas e que contenham menos gordura. Para enganar o desejo, a dica é o chocolate amargo. “Ele ajuda a elevar a serotonina, além de conter antioxidantes que previnem o envelhecimento e doenças cardiovasculares”, descreve a nutricionista.
Outras opções sugeridas por Daiane são as barras de cereais com chocolate, pois possuem fibras e saciam a fome. Pudim light sabor chocolate, feito com leite desnatado, também não eleva tanto o valor calórico. “As sobremesas à base de frutas são boas opções, pois contêm vitaminas e minerais e são menos calóricas”, comenta a especialista, que ainda recomenda cozinhar frutas acrescentando cravo e canela.
Às vezes a pessoa tenta fazer compensações, como pular refeições, para poder se entregar ao desejo pelos doces, mas essa medida não funciona. “Não adianta ficar sem comer, isso não compensa. A vontade vai ser maior ainda na hora que for comer, pois a pessoa estará com muito mais fome”, salienta. A recomendação é que se faça um lanche antes para não chegar com muita sede ao pote.
Dica da nutricionista
Em eventos e festas, quando a tentação é muito grande, o segredo é escolher um dos doces servidos. Por exemplo, se tiver torta, docinhos e outras sobremesas, o ideal é escolher uma das opções e não repetir. “Lembre-se de que você pode comer de tudo, mas não tudo. O importante é controlar a quantidade”, ensina.
Saiba mais sobre o chocolate
O chocolate branco é preparado a partir da manteiga de cacau, contendo muito mais gordura e açúcar do que o chocolate tradicional;
Cuidado com chocolate diet! Ele não contém açúcar, sendo recomendado para pessoas com diabetes. Porém, contém mais gordura, o que pode deixar seu valor calórico igual ou até superior ao chocolate tradicional;
O chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções, semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados. Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até o estresse da TPM.
Fonte: nutricionista Daiane Menon
Reportagem: Francine Ghiggi
Siga o SerraNossa!
Twitter: http://www.twitter.com/serranossa
Facebook: Grupo SerraNossa