Doe sangue, doe vida

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são realizadas 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, somente 1,9% das pessoas doa sangue regularmente. Em Bento Gonçalves a situação também não é das melhores – o ideal seriam 10 doações diárias, mas ocorrem, em média, apenas 6. 

Mesmo assim, todas as pessoas internadas no Hospital Tacchini que necessitarem receber sangue são prontamente atendidas. Isso porque a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue da instituição faz uma intensa busca por doadores praticamente todos os dias e pode contar, também, com aquelas pessoas que já fizeram da doação um hábito. No entanto, sempre existe demanda por todos os tipos sanguíneos, com maior necessidade pelo tipo O Negativo. Diante disso, além do atendimento semanal, o setor realiza coleta de sangue sempre no primeiro sábado de cada mês.

Segundo a enfermeira Aline Somensi Manfredini, a unidade tem plenas condições de atender cerca de 20 pessoas por dia, mas dificilmente supera a expectativa. “No último dia 8, por exemplo, tínhamos 30 pessoas agendadas para doação e apenas 9 compareceram”, comenta. Aline reconhece, porém, que nunca falta sangue para os pacientes graças à parceria com o Banco de Sangue e o Hemocentro de Caxias do Sul. “Temos pessoas que já são doadoras há bastante tempo e aquelas que repõem a quantidade utilizada em um parente ou amigo”, explica. Para a também enfermeira Camila Locatelli, o ideal seria haver, pelo menos, 10 doações por dia para manter o estoque adequado. “Sabemos que, quando solicitado, as pessoas colaboram. Mas, infelizmente, por insegurança ou medo a maioria não doa”, lamenta.

Doe sangue!

A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue atende nas dependências do Hospital Tacchini, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. No primeiro sábado de cada mês, o horário de funcionamento é das 8h às 11h30, mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone 3455 4333.

Quem pode doar:

Podem doar sangue todas as pessoas em bom estado de saúde e que tenham entre 18 e 69 anos. Adolescentes (16 ou 17 anos) podem realizar doação com consentimento formal do responsável;
O doador precisa pesar, no mínimo, 50kg;
A pessoa não pode ter contraído hepatite viral após os 11 anos de idade e nem ter sido diagnosticada com Doença de Chagas;
O doador não deve apresentar risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

Quem não pode doar:

Pessoas que doaram sangue há menos de 60 dias (homens) e 90 dias (mulheres);
Quem ingeriu alimentos gordurosos menos de 3 horas antes do procedimento ou fumou menos de 1 hora antes;
Pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Quem estiver com gripe ou febre (deve aguardar 15 dias após o término dos sintomas);
Pessoas que fizeram tatuagem ou maquiagem definitiva e colocaram piercing nos 12 meses anteriores;
Quem fez alguma vacina nos 30 dias anteriores;
Observação: outros casos devem ser avaliados pela equipe de enfermagem antes da doação.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.