Dois estoques são encontrados em celas

Durante o pente fino realizado no Presídio Estadual de Bento Gonçalves na manhã desta quinta-feira, dia 14, foram encontrados dois estoques (armas artesanais fabricadas a partir de objetos retirados das celas). Dez presos, considerados lideranças negativas dentro do local, acabaram transferidos para outras penitenciárias do Estado. Cinco detentos foram encaminhados a Penitenciária Modulada de Ijuí e os demais para o Presídio Regional de Passo Fundo. Eles responderão a procedimento administrativo pelas atitudes que vinham desenvolvendo em Bento Gonçalves.

Antes da revista, uma briga no pátio resultou em 16 presos feridos, mas sem gravidade. Segundo o delegado Penitenciário Regional, Roniewerton Pacheco Fernandes, para conter os ânimos dos detentos durante a confusão a Brigada Militar, que realiza a guarda externa, disparou armamento antimotim. Ele foram atendidos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pelo Corpo de Bombeiros.

Fernandes ainda relatou que as lideranças foram identificadas através de denúncias dos próprios apenados e após investigação dos setores de inteligência da Susepe e da Brigada Militar. “Tínhamos a informação de que haveria uma rebelião neste final de semana. De forma preventiva resolvemos realizar esta ação”, enfatizou. Hoje a Penitenciária da cidade, que possui capacidade para 158 presos, segundo site da Susepe, possui população carcerária de 279 apenados. 

Reportagem: Katiane Cardoso


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.