Dom José Gislon toma posse como bispo da Diocese de Caxias no próximo domingo

Dom José Gislon tomará posse como quinto bispo diocesano no próximo domingo, dia 8, data em que a Diocese de Caxias do Sul completa seus 85 anos de criação. A Celebração Eucarística acontecerá às 15h30, na Catedral Diocesana de Caxias do Sul. A nomeação dele aconteceu no dia 26 de junho, quando o Papa Francisco aceitou a renúncia do Bispo Dom Alessandro Ruffinoni. Dom José Gislon veio transferido da "Diocese de Erexim", no município de Erechim (RS).

Biografia
Dom José Gislon nasceu no dia 23 de fevereiro de 1957, no município de Dona Emma (SC). É o terceiro dos nove filhos de Vicente Gislon e Jurema Gislon. Frequentou o serviço militar, de maio de 1976 a abril de 1977, no quartel da Polícia do Exército de Brasília. Ingressou no Seminário Santa Maria, dos freis Capuchinhos, em Engenheiro Gutierrez, Irati, PR em 1978, onde cursou o então 2º grau e postulantado.

Ingressou no noviciado em 24 de janeiro de 1981, no Convento Na. Sra. das Mercês, e emitiu os primeiros votos no dia 24 de janeiro de 1982. Frequentou o curso de filosofia em 1982 e 1983, no Instituto de Filosofia dos Freis capuchinhos, em Ponta Grossa (PR). Concluiu a teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, PR. Emitiu os votos perpétuos em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa.

Ordenado diácono em 24 de novembro de 1987, em Ponta Grossa. Foi ordenado sacerdote em 28 de maio de 1988, em Uraí (PR). Fez o Curso de História da Igreja – Mestrado, na Universidade Gregoriana de Roma, de outubro de 1992 a janeiro de 1996. Nomeado Bispo da Diocese de Erexim (RS) pelo Santo Padre o Papa Bento XVI, no dia 6 de junho de 2012, teve sua Ordenação Episcopal no dia 3 de agosto de 2012, na igreja Nossa Senhora das Mercês, em Curitiba (PR).

Atividades exercidas
Diretor do Seminário Na. Sra. Assunção, coordenador da PV regional, Vigário paroquial, Uraí, PR; Guardião, ecônomo e mestre de aspirantes, no Convento Santo Antônio, em Almirante Tamandaré (PR); professor de História da Igreja no Studium Teológico de Curitiba (PR) e no CINTEC (Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, PR); Definidor Provincial, Ecônomo Provincial e local, secretário de economia, administração e serviço fraterno; Guardião e Ecônomo da Fraternidade Na. Sra. das Mercês em Curitiba, PR; Ministro Provincial da Província São Lourenço de Brindes, do Paraná,  Santa Catarina e Paraguai; Definidor Geral da Ordem; como Definidor Geral foi presidente da Comissão Internacional de Solidariedade Econômica da Ordem.