Don Laurindo Tannat 10 anos é eleito melhor vinho

O melhor vinho brasileiro escolhido entre os melhores. É assim que o vinho tinto reserva Don Laurindo Tannat 10 anos, safra 2005, venceu a degustação “O melhor vinho brasileiro”, realizada na última segunda-feira, dia 19, na Pizzaria Speranza, em São Paulo. Jornalistas e blogueiros degustaram às cegas 19 vinhos e o Don Laurindo Tannat 10 anos obteve a maior nota entre os jurados – 87,15 (de um máximo de 100 pontos).

O enólogo Ademir Brandelli recebeu com entusiasmo o resultado. “É uma honra ter ficado em 1º lugar entre os melhores vinhos do Brasil, principalmente pela qualidade e conhecimento dos degustadores”, afirma. Brandelli iniciou, em 1991, o plantio da variedade Tannat no Brasil. A primeira safra foi comercializada em 1995. “O lançamento deste varietal foi um marco na história vitivinícola do Brasil e da Don Laurindo. A partir deste momento os produtos da empresa começaram a se destacar entre os melhores vinhos do mundo”, recorda.

Para homenagear os 10 anos da variedade Tannat no Brasil, a Don Laurindo, como pioneira, elaborou este rótulo que acaba de ser escolhido o melhor vinho brasileiro. “É um vinho de grande complexidade de cor, aroma, sabor e potencial de guarda”, comenta Brandelli.

O organizador do evento, Gustavo Kauffman, do blog Enoleigos, explica que o painel contou com 100% de vinhos brasileiros com preço de R$ 200 no máximo ao consumidor final. As notas seguiram o padrão de competições internacionais, de 50 a 100, e todos os vinhos foram servidos aproximadamente uma hora antes da degustação, ou seja, tiveram tempo de respirar. A degustação contou com os seguintes avaliadores: Gustavo Kauffman, Carlos Marques, Suzana Barelli, Maurício Tagliari, João Felipe Clemente, Cristiano Orlandi, Gianni Tartari, Didú Russo, Beto Duarte e André Rossi (Deco).