Dorvalino Pozza, um dos idealizadores da Movelsul, morre aos 75 anos de idade

Faleceu na manhã desta terça-feira, dia 19, no Hospital Tacchini, o empresário bento-gonçalvense Dorvalino Pozza, fundador da Móveis Pozza, empresa que mantinha suas atividades na cidade desde 1963 e na qual ele trabalhava até os dias atuais. Aos 75 anos, Pozza enfrentava problemas de saúde e estava internado há cerca duas semanas.

Entre 1965 e 1966, Dorvalino Pozza presidiu o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Foi tesoureiro da primeira Fenavinho, em 1967. Em 1970, presidiu o Esportivo, ao lado de Ulysses de Gasperi e Loris Reali.

No ano de 1976, juntamente com Elino Periolo e Valério Pompermayer, idealizou a 1ª Mostra do Mobiliário de Bento Gonçalves, com o foco na exposição de móveis. A primeira edição – da qual foi vice-presidente – ocorreu em março de 1977, nos pavilhões do Parque de Eventos, com 24 expositores.

Também em 1977, foi vice-presidente do Sindmóveis, no seu ano de fundação. Depois, esteve presente em outras seis gestões da entidade, principalmente como integrante dos conselhos fiscal e deliberativo.

No ano de 1988, Pozza presidiu a 6ª edição do evento, que contou com 108 expositores e passou a se chamar Movelsul. A partir de então, a feira ganhou visibilidade nacional e, posteriormente, internacional. Outro destaque daquele ano foi o surgimento do Prêmio Design, atual Salão Design, com o objetivo de incentivar, promover e divulgar o profissional do design moveleiro, além de qualificar e agregar valor aos produtos.

Em 1990, Pozza foi agraciado com o Mérito Industrial do RS, outorgado e entregue pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Na última edição da Movelsul Brasil, em março deste ano, Pozza foi homenageado pela atual diretoria do Sindmóveis pela importante contribuição ao setor moveleiro nos 40 anos que o sindicato completará em 2017.

O velório deve iniciar às 14h desta terça-feira, na Sala A das Capelas São José, no São Francisco. O sepultamento está marcado para as 9h da quarta-feira, dia 20, no Cemitério Público Municipal, no mesmo bairro.