Downhill: hegemonia em jogo

Nova Petrópolis será palco neste final de semana da etapa de abertura do Campeonato Gaúcho de Downhill, que nos últimos anos tem tido como principal protagonista uma equipe bento-gonçalvense. Desde que começou a competir, em 2006, a Associação Downhill do Vinho (ADHV) conquistou quatro estaduais e entrou para a história como a maior campeã gaúcha.

O desafio neste ano será prolongar a hegemonia. A base da equipe é a mesma campeã de 2012, porém, espera-se que as dificuldades sejam maiores. Para tentar acabar com o predomínio dos bento-gonçalvenses, a equipe Camp Trail, de Taquara, formou uma seleção com alguns dos melhores atletas do Estado e já desponta como forte candidata ao título. 

A ameaça, no entanto, não preocupa o vice-presidente da ADHV, Dalton Dal Castel. Ele lembra que o grupo tem como característica a regularidade e aposta nela para manter-se no topo. “Tem equipes que fazem mais pontos em uma etapa e menos na outra, enquanto que a ADHV costuma manter um equilíbrio em todas elas. Acreditamos que se conseguirmos dar sequência a isso, podemos brigar pelo título novamente”, conta. 

Além de competitiva, a ADHV também é referência fora das trilhas. Hoje, é considerada modelo de organização, que não apenas lapida bons atletas, como também proporciona eventos bastante elogiados pela crítica, casos do Downhill da Eulália e Downhill Urbano. Ambos, somados às já costumeiras vitórias dos atletas e da equipe, deram a Bento Gonçalves a reconhecida alcunha de capital gaúcha do downhill. O desafio da ADHV, a partir deste final de semana, é manter essa condição por pelo menos mais um ano.


Agenda

Os treinos livres e a tomada de tempo classificatória da primeira etapa do Campeonato Gaúcho, na Estrada Ninho das Águias, em Nova Petrópolis, ocorrem no sábado, dia 23. No domingo, 24, será realizada a tomada de tempo oficial. A competição terá um total de dez etapas, incluindo a tradicional prova da Linha Eulália, que deverá ser agendada para o segundo semestre. A prova de Pinto Bandeira também está no calendário e será disputada nos dias 16 e 17 de março.

Melhor do Brasil

Se por um lado as equipes concorrentes se reforçaram para por fim à hegemonia bento-gonçalvense, por outro o melhor atleta do Brasil continua vestindo as cores da ADHV. Lucas Bertol, 22 anos, encerrou os últimos dois anos na liderança do Ranking Brasileiro na principal categoria, a Elite. Ele é um dos grandes trunfos da ADHV na busca pelo pentacampeonato gaúcho e vem motivado por um resultado inédito na tradicional Descida das Escadas de Santos. Mesmo com um pneu furado, Lucas fez o 11º melhor tempo. Nas duas primeiras participações, ele havia sido o 17º e 16º, respectivamente. Mesmo na condição de favorito ao título gaúcho, ele ressalta que as exigências, neste ano, serão maiores. “Vou ter que me esforçar muito, porque todos querem ganhar e o nível é cada vez maior”, conta.

Reportagem: João Paulo Mileski


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.