• Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi
  • Tacchini Sistema de Saúde

Duas pessoas são resgatadas de situação análoga ao trabalho escravo no RS

  • Vinícola Garibaldi

Com os resgates, 305 trabalhadores já foram resgatados de situações semelhantes ao trabalho escravo em 2023 no Rio Grande do Sul

Foto: MTE/Divulgação

Dois trabalhadores foram resgatados de situação análoga à de escravidão em Gravataí e Alvorada, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Um deles é um idoso de 64 anos, que vivia em uma propriedade rural, em Gravataí. O outro homem tem 28 anos e foi resgatado em Alvorada.

Um dos resgates ocorreu no dia 30 de maio e o outro no dia 02 de junho. Os resgates ocorreram durante uma força-tarefa, composta pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os resultados foram divulgados na quarta-feira, 07/06.

Em Gravataí, o trabalhador resgatado vivia em condições insalubres, dormindo em uma cama feita por cobertas. O homem trabalhava em uma propriedade rural em atividades relacionadas à pecuária, não recebia salários e tomava banhos na rua, utilizando uma mangueira. O idoso foi levado à assistência social do município. O empregador foi localizado e acertou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao MPT.

No caso de Alvorada, o trabalhador fazia serviços gerais em imóveis locados e vivia em uma propriedade do empregador. No local onde foi resgatado, o homem estava trancado. Lá, também cuidava de animais, que tinham ração à disposição, mas faltavam alimentos para o próprio trabalhador.

O jovem de 28 anos foi levado para um abrigo localizado em Viamão. O empregador tem até sexta-feira, 09/06, para pagar os valores referentes à rescisão e aos salários.

Os dois trabalhadores resgatados receberão o seguro-desemprego em três parcelas de um salário-mínimo, emitido pelo MTE.

Com os resgates, 305 trabalhadores já foram resgatados de situações semelhantes ao trabalho escravo em 2023 no Rio Grande do Sul.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também