E-Social e o fim do jeitinho

Ainda que se possa imaginar que o software que processa as rotinas trabalhistas (admissões, férias, rescisões, folha etc.) seja a maior dificuldade para se adaptar ao E-Social – já que há inúmeras alterações e adaptações do sistema para atender aos leiautes, tabelas e regras de validação das informações –, na realidade, esta será a menor das mudanças para as empresas, uma vez que a parte técnica é de responsabilidade do fornecedor do sistema de folha de pagamento.

O Sistema E-Social traz consigo diversas mudanças como de tecnologia, processos, prazos, atendimento à legislação, entre outras. A grande e substancial mudança será na “cultura” das empresas, pois procedimentos básicos, como admissão, emissão de CAT e pagamento de férias, entre outros, dependem exclusivamente das pessoas, ou seja, são elas que devem se adaptar e atender às expectativas dessa nova rotina. 

O E-Social traz um cenário bem diferente, pois cada evento/acontecimento terá que ser informado de imediato e ao longo do mês. Assim, tanto o empregado quanto o empregador terão que rever eventuais acordos extralegais, pois a rotina do E-Social não mais permitirá que tais procedimentos sejam mantidos.

Portanto, é uma mudança de paradigma cultural, na qual o “jeitinho” para tudo terá que ser substituído por um efetivo fluxo de procedimentos em que as pessoas estejam engajadas no seu cumprimento, pois é bom lembrar que o e-Social não muda a legislação: ao contrário, ajuda a cumpri-la. 

O que falta às empresas para investir no E-Social?

Conhecimento. Sim, o não domínio do assunto ainda é apontado como um dos entraves no processo de adequação às exigências do e-Social.  Por isso, a RH Talentos traz a Bento Gonçalves, para falar dos aspectos práticos do E-Social, a especialista em projetos corporativos e RH Janete Carnino. O curso tem o objetivo de apresentar de forma clara – e na prática – como a área de RH e a empresa devem preparar e ajustar seus processos internos para atender às demandas do E-Social, a fim de minimizar os riscos de autuações e penalidades em decorrência da inobservância das regras legais e normas trabalhistas.

As empresas e escritórios contábeis terão de adequar à forma de envio, que, atualmente, dá margem para correções, já que é feito posteriormente a cada acontecimento. O mesmo não ocorre com o E-Social, que exige informações corretas e de qualidade, em um prazo ao qual as empresas não estão adaptadas.

Agende-se
Curso: E-Social na Prática – Uma Nova Era na Administração de RH
Data: 8 e 9 de junho (sexta e sábado)
Horários: sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30h e, no sábado, das 8h às 12h
Local: FTEC 
Inscrições e informações: (54) 3451 7750, através do e-mail rhtalentos@rhtalentos.com.br ou no site www.rhtalentos.com.br.