Eduardo Leite quer que governo federal ajude a pagar salários
Segundo o tucano, seria necessária alguma ação do Palácio do Planalto voltada à manutenção de emprego e renda “nos próximos dias”
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), cobrou na segunda-feira, 03/06, que o governo Lula (PT) ajude o Estado a pagar salários para evitar demissões, em meio às consequências das enchentes que castigaram municípios gaúchos em maio.
Segundo o tucano, seria necessária alguma ação do Palácio do Planalto voltada à manutenção de emprego e renda “nos próximos dias”.
“Isso ainda não foi endereçado, e nós temos muito receio sobre o que possa significar em demissões que são evitáveis, desde que o governo federal entre em campo para garantir o pagamento de parte dos salários e evitar demissões”, disse o governador, em entrevista coletiva.
Leite declarou que o governo estadual e as prefeituras podem ter uma queda de até R$ 10 bilhões na arrecadação até o fim do ano.
“Dessa arrecadação, 25% é dos municípios. Estamos falando de 2,5 bilhões de reais de potencial queda de arrecadação no repasse aos municípios sobre o ICMS, no momento em que o governo do estado e as prefeituras estão sendo especialmente demandados em reações extraordinárias”, disse.