Eduardo Leite se reúne com presidente do Vêneto, na Itália, para discutir parceria
O objetivo do encontro na Itália foi discutir uma aproximação ainda maior com a região, que já tem um Protocolo de Irmandade assinado com o Rio Grande do Sul devido à proximidade cultural com o Estado
Na sequência da missão internacional iniciada no domingo, 14/04, em Verona, o governador Eduardo Leite (PSDB) reuniu-se nesta segunda-feira, 15/04, com o presidente da região do Vêneto, Luca Zaia. O objetivo do encontro na Itália foi discutir uma aproximação ainda maior com a região, que já tem um Protocolo de Irmandade assinado com o Rio Grande do Sul devido à proximidade cultural com o Estado.
A imigração italiana para o Rio Grande do Sul, que completará 150 anos em 2025, teve maciça presença de pessoas do Vêneto, considerada a principal região de procedência dos imigrantes italianos no Estado.
“O legado italiano está muito presente na nossa cultura: na culinária, na vitivinicultura, na arquitetura, nos sobrenomes, nas festas típicas e nas inúmeras cidades que homenageiam a Itália. A partir do fortalecimento dos laços culturais, como no Protocolo de Irmandade, podemos avançar em negócios e nas relações comerciais”, afirmou o governador.
Leite convidou o presidente do Vêneto para ir ao Rio Grande do Sul nas celebrações dos 150 anos da imigração italiana, e ambos propuseram avançar no protocolo de parceria entre o Estado e a região. A ideia seria desdobrar o acordo atual em planos de trabalhos e ações específicas de cooperação educacional, técnica e científica. O Vêneto é a 5a maior região da Itália em população e a terceira mais rica do país.
“Nossa intenção é de ir ao Rio Grande do Sul no ano que vem para celebrarmos a data. Nossas relações com os gaúchos são profundas e podemos aproveitar a ocasião da visita para, se possível, assinarmos planos de trabalho dentro do acordo de cooperação que temos”, disse o presidente do Vêneto.
Zaia acrescentou que o Vêneto irá presentear o Estado com uma estátua do tradicional Leão de Veneza, que é o símbolo da capital da Região. A sugestão é de que o monumento seja instalado em alguma praça no RS.
Após a reunião, a comitiva segue para Roma, onde a missão terá sequência a partir de terça-feira (16/4).
Sobre a missão internacional
O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.
Também integram a comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodrigues (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.