Educação de Bento ganha prêmio Nana Mininni Medina de Educação Ambiental

A secretaria municipal de Educação (SMED) de Bento foi agraciada na categoria Educação Formal com o projeto “Trilhando novos caminhos: rumo à sustentabilidade”

Foto: Jose Martim Estefanon/Prefeitura Bento

Na última sexta-feira, 02/06, ocorreu, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves, o encerramento da Conferência Internacional de Educação Ambiental e a entrega do Prêmio Nana Mininni Medina, destinado a destacar as 10 melhores práticas em Educação Ambiental Formal e Não-formal. A secretaria municipal de Educação (SMED) de Bento foi agraciada na categoria Educação Formal com o projeto “Trilhando novos caminhos: rumo à sustentabilidade”.

Desde 2021, a SMED vem construindo as bases de um pensamento sustentável junto a rede pública de ensino por meio da pergunta “Qual a educação precisamos oferecer hoje para garantir uma vida mais sustentável em 2030?”. Para isso, criou o Grupo Inovação e Sustentabilidade, onde desenvolveu uma série de ações e atividades com capacitação de professores-multiplicadores de Educação Ambiental e Educação Financeira. 

Em 2022, o projeto “Trilhando novos caminhos: rumo à sustentabilidade” seguiu o alinhamento dos projetos norteadores dos 46 educandários, a participação de professores em eventos da área, formação de multiplicadores em sustentabilidade financeira, formação de projetos escolares e de professores, alunos, funcionários e gestores. 

Dessa forma, tendo como base o acompanhamento pedagógico e, entendendo isso como uma necessidade para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem nas escolas, percebeu-se a necessidade de um conjunto de ações voltadas à uma temática contemporânea, que levasse a inovação e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) a todos os alunos pertencentes à rede municipal.

A secretária de Educação, Adriane Zorzi, em sua fala ao receber o prêmio, destacou que “nesse auditório estão muitas pessoas que contribuíram para que pudéssemos receber esse prêmio. Agradeço a todas as pessoas que pensaram, organizaram e fizeram com que os nossos objetivos fossem alcançados”.

A presidente do Instituto Venturi para Estudos Ambientais e coordenadora do CIEDUCA, professora Arlinda Cézar Matos, salienta que o município é referência na área da Educação Ambiental. “Bento Gonçalves hoje está sendo vista como uma grande referência para o resto do Brasil, sendo uma fonte de informação para outros municípios. Bento conseguiu, em muito pouco tempo, fazer o dever de casa e envolver todas as escolas e professores na educação ambiental e currículo formal. Quando a gente pensa em um município que de fato está em conformidade legal com a política nacional de educação ambiental, estamos falando de Bento Gonçalves”, disse.

Em 2023, a secretaria de Educação está desenvolvendo o projeto “Rumo à sustentabilidade: espaços inteligentes em evolução”.