Educação: equipe de robótica do Colégio Marista Aparecida participará de Torneio Internacional

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Marista Aparecida participará do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL), um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida.

A FLL tem uma temática anual que é baseada em um assunto científico do cotidiano e neste ano é Exploração Espacial (Into Orbit). Os participantes precisam identificar problemas e propor soluções a curto prazo, bem como construir e programar robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema. 

Levando em consideração critérios elencados pelo colégio e a participação na Oficina de Robótica e Festival Marista de Robótica, o colégio reuniu uma equipe de 10 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental e dois educadores para representá-lo na FLL. O torneio conta com diversas etapas e a primeira delas, a fase regional, será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 26 e 27, em Pelotas (RS).

 


 

A equipe do colégio foi batizada com o nome de uma das estrelas mais brilhantes da constelação, Vega. Os educadores responsáveis organizaram encontros periódicos com o grupo, preparando-os para todas as etapas da competição. 

O torneio conta com um sistema de avaliação internacional que leva em consideração diversas habilidades e competências: o desenvolvimento e apresentação de um Projeto de Pesquisa que identifique e proponha uma solução a um problema físico ou social enfrentado por seres humanos durante viagens de exploração espacial de longa duração dentro do nosso sistema solar.

Além do projeto de pesquisa, os estudantes precisam apresentar e explicar o Design do Robô criado pela equipe para os juízes, explicando a evolução do trabalho até o projeto final. O grupo também será avaliado pelo Desafio de Robôs, em que os competidores constroem e programam um robô autônomo para desempenhar as missões inspiradas pelo tema do desafio e marcar pontos. 

Por fim, os grupos são avaliados pelo Core Values, valores humanos fundamentais que descrevem um modo de atuar em conjunto e que valorizam o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade. Os principais valores avaliados são: trabalho em equipe, inovação, impacto social, inclusão, exploração de novas ideias e diversão!

Objetivos do torneio

Promover o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática por meio de torneios de robótica com atmosfera de evento esportivo
Desenvolver competências cognitivas e habilidades comportamentais para a vida
Fortalecer a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico
Fomentar o trabalho colaborativo
Contribuir para a elevação da proficiência dos alunos em matemática e ciências