Educação, Trabalho e Empreendedorismo é tema de palestra realizada pelo Sindilojas Jovem

O Sindilojas Jovem de Bento Gonçalves reuniu suas lideranças, bem como associados da entidade, empresários, autoridades municipais e a imprensa em um evento bastante informal, onde a Educação, o Trabalho e o Empreendedorismo foram os temas centrais. O encontro aconteceu no último dia 19 de abril no restaurante Piacenza e contou com a palestra do diretor regional de Senac, José Paulo da Rosa. Participaram ainda, o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, o presidente do Sindilojas Jovem, Marcelo Piccoli, além de vereadores, secretários municipais e o prefeito Guilherme Pasin.

Na ocasião, o palestrante mostrou aos convidados o balanço de uma viagem feita pela Ásia, mais precisamente à Coréia do Sul e traçou um comparativo com a realidade brasileira e com à própria Coréia do Norte. "Unidas, seriam potências ainda maiores na visão global. Mas enquanto a Coréia de Norte tratou de desenvolver-se belicamente, a sua co-irmã, investiu muito em educação, tanto no sentido de alfabetização, quanto no que diz respeito aos lados éticos, cooperacionais e no trato entre as pessoas. E o resultado é um só: a Coréia do Sul, hoje, é exemplo de empreendedorismo, de país desenvolvido, de incentivo a quem quer se destacar e está aberta para o mundo inteiro", mostrou o palestrante.

De forma simples e com linguagem do cotidiano, o palestrante lembrou, principalmente aos jovens empresários, que o mais importante é estar identificado com sua profissão, com o seu negócio. "Não há satisfação maior que trabalhar naquilo ou com aquilo que a gente mais sente prazer. Além dos desafios tornarem-se mais fáceis, a forma de superá-los, com certeza, não trará desgaste, nem 'stress'", avisou. José Paulo da Rosa citou ainda a necessidade de todos acompanharem as tendências mundiais. "Para crescer e evoluir é preciso estar atento aos sinais que a globalização nos dá, quase todos os dias. Hoje, o que está ocorrendo do outro lado do mundo, em questão de pouco tempo, ocorre também no nosso continente, país, cidade. Não temos mais tempo para pensar na forma de agir. Tudo é imediato", lembrou o dirigente do Senac.

União
Em meio à sua palestra, José Paulo da Rosa elogiou a forma de agir do Sindilojas Jovem. "Temos aqui lideranças comunitárias e vocês, que em breve, estarão decidindo o futuro do Comércio, ou quiçá, da cidade. Mas cabe destacar que para isso, o mais importante é a união ao seu sindicato. Só seremos fortes e representativos se tivermos ligados à nossa classe. O Sindilojas, por exemplo, é forte devido à união e ao trabalho de todos. Essa união que falo, foi primordial pro crescimento coreano e acredito que nossa união pode sim tornar nosso Brasil um país melhor" incentivou o palestrante, reconhecendo que cada empresa faz e deve fazer sua parte com a comunidade, mas junto com o seu sindicato, ela será forte, mais representativa.

Diferenças
Ele contou que após o fim da segunda grande guerra, quando praticamente ocorreu a separação das duas Coréias, os índices do país asiático e do Brasil eram muito parecidos. "Lá eles investiram 10% do PIB em educação e isso foi por 40 anos, enquanto nosso país pouco fez nessa mesma área. Enquanto a Coréia incentiva muito o desenvolvimento da matemática, da ciência e da leitura, nós vimos nosso pais ficar na 57ª posição, de um total de 70 nações. Lá, enquanto o professor do ensino básico é bem mais remunerado que o professor universitário, aqui vemos o contrário, com mestres e doutores precisando ainda formar disciplinarmente aquele futuro acadêmico", compara.

Por fim, o palestrante lembrou a todos que educação é o que gera empreendedorismo. Os coreanos vão para a escola educados, precisando apenas de alfabetização. "Aqui, infelizmente, nossas famílias delegam a educação à escola e aí o resultado é o que vemos hoje", lamenta. Não vim aqui pra desanimar ninguém. Pelo contrário, lembrar a todos que essa união de vocês pode ser o diferencial daqui pra frente. 

Na avaliação do presidente do Sindilojas, Daniel Amadio, esse tipo de encontro é muito salutar, pois traz uma realidade diferente do ambiente local e, ao mesmo tempo, mostra exemplos de como crescer e vencer na vida. "Temos muito o que fazer, mas creio que caminhamos na direção certa. E essa união dos jovens é o que vai tornar nossa entidade mais forte", aposta.

Amadio fez questão de elogiar as ações do Sindilojas Jovem. "Seguidamente esse braço do nosso sindicato é citado como exemplo de união. Nosso Sindilojas Jovem é um case que deu certo, tanto que outros Sindilojas pelo Estado, querem conhecer nosso trabalho. Estão todos de parabens", concluiu.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também