Ele conseguiu parar de fumar!

Se para algumas pessoas abandonar o hábito de fumar requer muito sofrimento, angústia e ajuda de medicamentos, para Nadir Perusso, 60 anos, o poder da mente foi o suficiente. Depois de mais de 40 anos fumando cerca de 60 cigarros por dia, o aposentado refletiu, decidiu parar e, simplesmente, nunca mais colocou um cigarro na boca. No Dia do Basta ou Dia Mundial do Tabaco, que é lembrado no dia 31 de maio em todo o mundo, o aposentado é a prova de que quem quer consegue abandonar o hábito que causa mais de 50 doenças e que já matou mais de 6 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (ONU).

Nadir parou de fumar há três anos, quando se cansou de passar por alguns constrangimentos por causa de seu vício. Segundo ele, em algumas viagens de avião para visitar seu filho, que mora em Goiânia, ele tinha que atravessar boa parte do aeroporto entre uma conexão e outra para encontrar um lugar para fumar. Mesmo assim, era repreendido por seguranças. Os pedidos constantes de sua neta, Giulia, também o motivaram a parar. “Toda a vez que chegava na casa dela, com aquele cheiro forte de cigarro, ela me olhava e dizia: ‘vovô, chega de fumar, você vai ficar com câncer no pulmão’. Isso ela dizia no auge dos seus 4 anos de idade”, diz, aos risos.

O momento escolhido por Nadir foi o dia em que ele teve que se submeter a uma cirurgia de hérnia. “Mesmo fumando há 40 anos, meus exames não apontavam nenhuma alteração. Essa cirurgia não teve nada a ver com o fato de eu fumar, mas mesmo assim, aproveitei que iria ficar dois dias internados para parar definitivamente”, conta. No dia anterior à cirurgia, ele fumou quatro carteiras de cigarro e até queimou a língua na ânsia de despedir-se do vício.

Hoje, ele guarda sua última carteira de cigarro, que ainda contém dez unidades, como um troféu. “Na verdade, decidi guardar para algum caso de emergência. Se me desse muita vontade, eu fumaria sem problemas. Mas nunca tive uma recaída e a carteira está aí só para provar que nem precisei terminar uma inteira”, revela, mostrando o tabaco mofado e sujo. 

Nadir só lamenta ter engordado 8kg depois que abandonou o fumo. “Antes, eu trocava a comida por cigarro. Quando acordava, a primeira coisa que fazia era tomar uma xícara de café e fumar um cigarrinho. Em uma manhã, já devorava uma carteira inteira E, ao tomar meus ‘traguinhos’, eu fumava o dobro”, conta. 

Sua mulher, Marilei, conta que logo que o marido deixou de fumar, ele tomou bastante suco de laranja e comeu muita biscoito água e sal. A vida também melhorou muito depois de sua importante decisão. “A roupa não tem mais aquele cheiro, nem o hálito. Além disso, hoje podemos tomar chimarrão a manhã inteira sem precisar sair para fumar”, conta ela.

Neste Dia do Basta, o exemplo de Nadir e de outras tantas pessoas que conseguiram abandonar o vício mostra que é possível viver sem o tabaco. E, o mais importante, viver melhor.

Reportagem: Raquel Konrad


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.