Eleições 2016: escolha seu candidato a prefeito

Domingo é dia de escolher o próximo chefe do Executivo municipal; quatro disputam a vaga na cidade. Reveja o perfil deles.

Prefeito: César Gabardo
Vice: Alcindo Gabrielli
Coligação: Um novo tempo para Bento (PMDB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PHS)

César Gabardo nasceu em 26 de junho de 1972, na linha Eulália, no interior de Bento Gonçalves. É casado com Ana Tereza Gabardo e pai de Pedro, de sete anos. O trabalho sempre esteve presente em sua vida. Na adolescência, conciliava os estudos com o emprego de empacotador em um supermercado e, posteriormente, vendendo passagens na Rodoviária. Concluiu os estudos em escolas públicas, estudou enologia e formou-se em Direito, profissão que exerce há 21 anos. Comanda o escritório Gabardo Advocacia, que ao longo destas duas décadas atendeu mais de 20 mil clientes de Bento Gonçalves e região. César também é empresário nos ramos da construção civil e imobiliário, levando progresso e desenvolvimento para Bento Gonçalves. No meio político, atuou como secretário de governo entre os anos de 2013 e 2014. Durante um ano e três meses, período em que esteve à frente da pasta, utilizou a experiência conquistada como administrador na iniciativa privada para dar encaminhamento a demandas históricas da comunidade. Desde 2013, preside o diretório local do PMDB. Sua gestão é marcada pelo diálogo, criando subdiretórios nos bairros e dando voz à comunidade.

Prefeito: Evandro Speranza
Vice: Manuel Aguiar Nobre
Coligação: Bento para todos (PDT e PROS)

Um filho de agricultores que tem orgulho de suas raízes e preza pela família. Assim pode ser definido Evandro Speranza, 41 anos, filho de Antônio Speranza (in memorian) e Gercy Speranza. É casado com a advogada Elicelene Zimermann, com quem espera o primeiro filho, Enzo Antonio. Speranza nasceu no interior de Bento Gonçalves, na 3ª Seção do Rio das Antas, distrito de Faria Lemos. Na sua infância e adolescência, ajudava os pais na agricultura e na Feira Livre, que teve como um dos fundadores seu pai, Antônio Speranza. No ano de 1991, começou a comercializar frutas na Ceasa, em Caxias do Sul, juntamente com seu pai e seu irmão, Volmir. Já em 1996, ingressou no ramo de caminhões, com a Speranza Veículos, empresa que administra até hoje. Concluiu seu Ensino Médio na Escola Municipal Luis Tesser, possuindo Ensino Superior incompleto em Ciências Políticas. Filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), seu único partido, em 2007 e, desde então, defende os ideais trabalhistas de Leonel Brizola. Evandro Speranza foi eleito por quatro mandatos consecutivos como presidente do PDT, sendo candidato a vice-prefeito com Juarez Piva na eleição de 2012.

 

Prefeito: Guilherme Pasin
Vice: Aido José Bertuol
Coligação: Digo sim para Bento (PP, PSDB, PSD, PRB, Rede, PPS, PR, DEM e PTB)

Guilherme Pasin, atual prefeito, tem 33 anos. É casado com Cynthia Pasin e pai de Ana Beatriz. É Bacharel em Direito e no curso superior em Gestão Pública. Seu interesse pela vida política começou ainda na adolescência, liderando movimentos estudantis. Trabalhou na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados, e na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado. Como representante da Serra, na presidência do CISGA e vice-presidência da AMESNE, Pasin tornou-se uma liderança regional com atuações que contribuíram para o fortalecimento de setores, como o vitivinícola, turístico e na infraestrutura, com a federalização da BR-470 e da conclusão das obras da ERS-431.  A atuação de Pasin também foi decisiva para a vinda da UFRGS ao Vale dos Vinhedos. Se orgulha de ter recebido o apoio e incentivo do ex-deputado e ex-prefeito Darcy Pozza, seguindo sempre seus ensinamentos. Agora junto com o ex-prefeito Aido Bertuol, concorre à reeleição na Coligação DIGO SIM PARA BENTO, que reúne os partidos PP, PSDB, PSD, PPS, DEM, PTB, REDE, PR e PRB com projetos por uma Bento sempre mais inovadora e democrática, buscando a prosperidade e justiça social.

 

Prefeita: Neilene Lunelli 
Vice: Paulo Wünsch
Coligação: Bento mais humana (PT, PCdoB e PTdoB)

Aos 52 anos, mãe de Júlia e Felipe, é professora de Educação Física e servidora pública. Mantém o ritmo nas suas caminhadas pelos bairros e interior, visitando instituições e famílias, cobrando melhorias do Poder Público. Filha de agricultores, aprendeu que é preciso plantar e cultivar boas ações para colher bons resultados. Vereadora por dois mandatos, é defensora das causas sociais, das mulheres, dos animais, dos idosos, da inclusão, em defesa do meio ambiente, na luta pelo Campus da UFRGS e manutenção da UERGS, entre outras, focando em um mandato participativo e para a população. É presidente das comissões de Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor e de Educação e Defesa do Patrimônio. Criou a Frente Parlamentar em Defesa da UERGS em Bento e a em Defesa dos Direitos dos Animais. É autora de projetos como Prêmio Professor do Ano na Rede Municipal de Educação; Utilização da Linguagem Inclusiva de Gênero nos poderes Executivo e Legislativo; instituição do Dia Municipal das Mulheres Rurais (15/10) e da Pessoa com Deficiência Visual (13/12). Atuou na elaboração do projeto sobre a Co-oficialização da Língua Talian no município. Criou os anteprojetos: Programa Selo Verde e Central de Assistência e Bem-Estar Animal.