Eleições 2016: saiba o que cada candidato a prefeito propõe para a mobilidade urbana

SERRANOSSA dá sequência à série especial de reportagens apresentando propostas dos candidatos para a área da mobilidade urbana. Em cumprimento à Lei nº 9.504, que estabelece normas para as Eleições, o SERRANOSSA disponibilizou o mesmo espaço para todos os candidatos. A publicação obedece a ordem alfabética.

Prefeito: César Gabardo
Vice: Alcindo Gabrielli
Coligação: Um novo tempo para Bento (PMDB, PSB, PSC, PSDC, PTN e PHS)

O município precisa priorizar a mobilidade urbana, garantindo o direito de ir e vir das pessoas, com prioridade ao coletivo e às necessidades básicas dos cidadãos, elevando qualidade de vida e conquistando o objetivo do desenvolvimento sustentável (ambiental, econômico e social).

Nossas propostas são:
Priorizar a acessibilidade universal na mobilidade urbana, com a modernização de passeios públicos, faixas de segurança, e instalação de guarda corpo em locais de risco. 
Implantar o sistema de integração tarifária para que os usuários utilizem apenas uma passagem para transitar pelo município, quando precisam trocar de ônibus. 
Modernizar abrigos de embarque e desembarque de ônibus, e instalar placas com a identificação de horários e linhas. 
Criar rotas alternativas de tráfego, adequando as vias estruturais existentes com pavimentação asfáltica, e ampliação de rótulas e entroncamentos. 
Instalar o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. 
Regionalizar as equipes que atuam nos bairros, garantindo agilidade nos reparos e consertos necessários nas vias públicas. 

Prefeito: Evandro Speranza
Vice: Manuel Aguiar Nobre
Coligação: Bento para todos (PDT e PROS)

Precisamos preparar e pensar na cidade para os próximos 40 anos para evitar o caos. Vamos construir o Centro Administrativo do município, evitando que as pessoas tenham que percorrer a área central em busca de secretarias e órgãos da Prefeitura. Um centro administrativo integrado vai fazer com que o trânsito desafogue no Centro; A faixa seletiva, que para nós é a faixa da vergonha, será utilizada pelo transporte público apenas nos horários de maior movimento. Criaremos no quadrilátero central um espaço destinado para ônibus de turismo. Será feita revisão e melhora do atual sistema de transporte público do município. Implantaremos novos horários de ônibus para os bairros solucionando as reclamações de usuários. Estudaremos a viabilidade da implantação de transporte coletivo ferroviário aproveitando a malha já existente. Implantaremos terminais de ônibus e paradas inteligentes e com mais praticidade. Vamos negociar implantação de novas linhas intermunicipais de ônibus entre a cidade e a capital. No Centro, incentivaremos a construção de edifícios-garagem e limitaremos a circulação de caminhões. Construiremos, também, passarelas para pedestres.

Prefeito: Guilherme Pasin
Vice: Aido José Bertuol
Coligação: Digo sim para Bento (PP, PSDB, PSD, PRB, Rede, PPS, PR, DEM e PTB)

A mobilidade urbana interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas. É fundamental seguir melhorando os deslocamentos dos indivíduos dentro da cidade, com ações dinâmicas de infraestrutura, planejamento sistêmico, inovação e tecnologia. Nosso governo investiu na pavimentação urbana e rural, qualificando os trajetos destinados ao transporte coletivo e criando alternativas nas ligações inter bairros. Nos três primeiros anos, pavimentamos 48 ruas, beneficiando moradores de todas as regiões. Mas vamos fazer mais:
– Dar continuidade à pavimentação de ruas que compreendem o roteiro do transporte público.
– Prosseguir com o programa de pavimentação e asfaltamento das estradas do interior.
– Prosseguir com as obras de abertura das ligações interbairros facilitando o acesso e descentralizando as rotas
– Criar novas linhas de transporte coletivo para o interior (Prodetrans)
– Padronização do mobiliário urbano (placas e paradas), com renovação e instalação de novos equipamentos
– Continuidade às políticas de incentivo à construção de edifícios-garagem.
– Implantação do Sistema Perimetral, ligando as regiões norte/sul e leste/oeste de Bento Gonçalves.

Prefeita: Neilene Lunelli 
Vice: Paulo Wünsch
Coligação: Bento mais humana (PT, PCdoB e PTdoB)

– Criar a passagem social, subsidiando e estimulando o uso do transporte coletivo;
– Estudos para viabilizar o Veículo Leve sobre Trilhos de Tamandaré a São Valentim;
– Obras de infraestrutura rodoviária, além de implantar melhorias em vias urbanas e rurais;
– Melhorar a sincronização de semáforos e instalar rotatórias;
– Ampliar o Programa de Educação para o Trânsito;
– Criar programa de segurança de pedestres, em especial nas escolas;
– Viabilizar terminais rodoviários de bilhetagem eletrônica integrada com a opção de novas linhas e mais horários;
– Criar um porto seco em local estratégico;
– Renovar as placas indicativas de ruas e colocação nas novas e Revisar os pontos e melhoria das paradas de transporte coletivo;
– Instalar mais abrigos para ônibus e táxis;
– Treinamento e valorização dos agentes de trânsito;
– Buscar recursos para viabilizar a Entrada Leste, acesso ao Parque de Eventos Fundaparque, interligando-o com o Corredor Moveleiro e acesso ao centro da cidade.
– Desenvolver um programa de pavimentação asfáltica ou basáltica de 30.000m², ou seja, cerca de 90% das ruas de “chão batido”.