Eleições: o que eles planejam para a cidade

Documentos disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em seu sistema de divulgação de candidaturas para as eleições de 2012 revelam dados importantes sobre os planos dos candidatos a prefeito de Bento Gonçalves para a cidade, caso sejam eleitos. Os programas de governo disponíveis na internet exibem as propostas dos postulantes ao Executivo para diversas áreas, como saúde, educação e segurança. 

O SERRANOSSA apresenta algumas das medidas que os candidatos a prefeito de Bento Gonçalves prometem tomar caso sejam eleitos em outubro. Os tópicos não destacam todas as propostas porque há programas extensos de governo entre os postulantes ao cargo de prefeito da cidade, mas demonstram que há concordância entre eles com relação a pontos como mobilidade urbana e a abrangência do atendimento da educação básica.

Os planos completos dos candidatos podem ser acessados no sistema de divulgação de candidaturas mantido pelo TSE na internet no endereço http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/divulgacao-de-candidaturas-divulgacand2012. No mesmo sistema é possível conferir outras informações sobre os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores, como dados pessoais e declarações de bens. Ao eleitor, cabe ficar atento aos programas e, depois, cobrar do vencedor o cumprimento de todas as promessas.

Adroaldo Dal Mass 

A coligação Juntos por Bento (PR / DEM / PMN / PSDB), do candidato a prefeito Adroaldo Dal Mass (DEM), apresenta em seu programa de governo propostas para nove áreas. Na da saúde, a promessa é “humanizar e qualificar o atendimento à população”, reduzir o tempo de espera para consultas e ampliar o horário de atendimento nos postos, entre outras propostas. Na educação, Dal Mass propõe ampliar o número de vagas em creches, entre outras medidas. O candidato também cita em seu programa a interligação de bairros por meio de novas vias, a qualificação de servidores municipais, a melhoria dos acessos viários ao interior e o fomento da prática da policultura no município.

Elmar Cainelli

O PSC, dos candidatos a prefeito e vice ElmarCainelli e José, apresentou à Justiça Eleitoral oito “principais propostas”. Para a área da saúde, o partido promete melhorias no atendimento médico. Com relação à segurança, cita mais postos de segurança em bairros e monitoramento. Na área da educação, a proposta é qualificação e implementação de “creches verticais”. Na mobilidade urbana, o compromisso é com o fluxo de trânsito. E no quesito meio ambiente, a atenção estará no esgoto e mananciais. O PSC também promete um complexo administrativo para a cidade.

Guilherme Pasin

A coligação Renova Bento!,composta por PP e PMDB, dividiu seu programa de governo em 14 áreas. No quesito educação, a promessa é garantir o piso salarial dos professores e ampliar o número de creches, entre outros. Na saúde, fala em “tornar efetiva a construção do Hospital Público” e descentralizar o atendimento à saúde, entre outros. A coligação também propõe implantar uma via perimetral para ligar as regiões norte e sul da cidade, viabilizar a Guarda Municipal, construir um Centro Administrativo, aprimorar a coleta seletiva, atrair novos empreendimentos industriais e comerciais para a cidade e fazer a “defesa intransigente” do território do município.

 
Juarez Piva

O PDT apresenta em seu programa de governo propostas para 13 áreas da administração pública. Entre os planos para a educação, está a implantação de contraturno nas escolas municipais, com ênfase no desenvolvimento esportivo, e a criação de um programa de valorização do magistério.  O candidato também promete, entre outras propostas, a pavimentação de todas as vias nos bairros da cidade, a melhoria e humanização no atendimento na rede de saúde, a criação do Banco Municipal de Alimentos e a modernização do sistema de videomonitoramento na cidade, além da criação da secretaria municipal da Segurança.

Roberto Lunelli

A coligação Nosso Compromisso é Bento (PT / PPS / PV / PRB / PRP), do candidato à reeleição Roberto Lunelli (PT), dividiu seu programa de governo em três “eixos estratégicos”: atenção ao cidadão; infraestrutura; e gestão ética e democrática. Na atenção ao cidadão, a coligação promete políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança e assistência social, entre outras. No eixo infraestrutura, a proposta é o desenvolvimento de “ações com obras fundamentais para levar direitos à população urbana e rural”. No eixo da gestão ética e democrática, propõe o controle social sobre as políticas públicas, desenvolvimento local sustentável e ampliação de “ações de transparência”.

 
Reportagem: Eduardo Kopp

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA