Eleito vice-presidente, Alckmin será o responsável pela transição do governo
Vice-presidente eleito foi escolhido para coordenar a transição entre os dois governos pela sua personalidade conciliadora
O vice-presidente eleito no último domingo, 30/10, Geraldo Alckmin (PSB), foi escolhido para coordenar a transição de governo. Ex-governador de São Paulo, Alckmin será responsável por lidar com a equipe do atual governo para pegar informações e fazer a transição de informações e equipes. Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e Aloizio Mercadante, ex-ministro, também vão integrar o grupo.
Alckmin comandará uma equipe com 50 nomes, que mesclará quadros técnicos e políticos para dialogar com integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL), derrotado na busca pela reeleição.
Os principais líderes do PT e dos partidos da coligação que elegeu Lula (PT) devem compor o grupo. A equipe de transição despachará do prédio do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.
“Nós vamos começar as tratativas na quinta-feira (3). Nós já estamos pensando, mas na quinta-feira a gente começa a fazer essa composição [da equipe de transição]”, afirmou Gleisi, em São Paulo, após o anúncio da equipe. “Nossa proposta é ir para Brasília, já ter uma reunião presencial com quem for a parte do governo que vai fazer essa transição para que a gente já possa colocar em operação a equipe de transição.”
O período de transição, regulamentado pela lei 10.609/2002 e pelo decreto 7.221/2010, objetiva propiciar condições para que o candidato eleito, Lula, possa receber de seu antecessor, Bolsonaro, todos os dados e informações necessárias à implementação do programa do novo governo.