Eleitores têm até maio para regularizar título

As eleições para escolher prefeito e vereadores irão acontecer no dia 7 de outubro e quem ainda não possui o título eleitoral ou necessita atualizar danos deve ficar atento. O prazo final para regularização e confecção é até 9 de maio. “É importante que as pessoas não deixem para última hora, para evitar filas”, destaca Ricardo de Abreu, chefe de cartório da 8ª Zona Eleitoral. O voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos e facultativo para menores de idade entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos.

Para as eleições deste ano, seguem abertas as inscrições para voluntários. “Quem trabalha como mesário nas eleições tem direito ao dobro de dias de folga, além de receber vale alimentação. Outro fator bastante importante é que alguns concursos públicos utilizam a participação, como forma de desempate entre os candidatos”, explica.

Para trabalhar como voluntário, os interessados podem se inscrever através do site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-rs.jus.br) ou pessoalmente na 8ª Zona Eleitoral. “Não existe data limite para se inscrever como mesário voluntário. É importante frisar que apenas é necessário ter idade acima de 18 anos e o único critério é que a pessoa não tenha vínculo com a Comissão Executiva de nenhum partido político”, descreve.

A 8ª Zona Eleitoral de Bento Gonçalves está situada na rua Góes Monteiro, nº 91, no bairro São Francisco. Funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Maiores informações podem ser obtidas pelo fone 3451 8688.

Documentos necessários:


Para confeccionar o primeiro Título Eleitoral

* Carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento ou carteira de ordem profissional reconhecida por lei (não são aceitos carteira de motoristas e passaporte cujo modelo não contenha os nomes do pai de da mão do cidadão);

* Comprovante de residência atual;

* Homens com idade entre 18 (completos a partir de 30 de junho do ano corrente) e 45 anos devem apresentar documento que comprove a regularidade com o serviço militar.


Perda, dano ou atualização de dados do Título Eleitoral

* Carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento/casamento ou carteira de ordem profissional reconhecida por lei. Em casos de mudança de dados pessoais (nome, estado civil, etc.) é necessário apresentar o documento atualizado que comprove a alteração;

* Comprovante de residência atual.


Quem mudou de município só poderá solicitar a transferência, nos seguintes casos:

*Residir há pelo menos três meses no novo município;

*Não tiver solicitado o primeiro título ou transferência há menos de um ano.

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral

Identificação biométrica

A Justiça Eleitoral brasileira desde 2008 vem realizando, em algumas cidades do país, eleições através da identificação biométrica. No primeiro ano, a nova tecnologia foi utilizada em três municípios (Colorado do Oeste – RO, Fátima do Sul – MS e São João Batista – SC). Nas eleições de 2010, o número de cidade que passaram a utilizar esse tipo de ferramenta aumentou para mais de 60 municípios.

Nos últimos quatro anos mais de 7 milhões de eleitores, em 228 municípios já foram convocados para realizar a revisão eleitoral obrigatória. No Rio Grande do Sul, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral, apenas eleitores, de quatro Zonas Eleitorais, de Canoas já realizaram o cadastramento biométrico. Ainda não há previsão de quando o recadastramento acontecerá em Bento Gonçalves.

A previsão do TSE é que até 2018 todos os municípios do Brasil realizem eleições com identificação biométrica. Esse novo sistema deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta. 

Reportagem: Katiane Cardoso

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa