• Tacchini Sistema de Saúde
  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

Eleitos no Rio Grande do Sul são diplomados

  • Vinícola Garibaldi

Governador, vice, senador, 55 deputados estaduais e 31 deputados federais estão, agora, aptos a assumirem seus cargos

Foto Mauricio Tonetto

Na última segunda-feira, 19/12, chegou ao fim o processo eleitoral no Rio Grande do Sul. É que foram diplomados os eleitos no estado. O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador eleito Gabriel Souza (MDB), o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos), os 55 deputados estaduais eleitos e os 31 deputados eleitos foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.

O primeiro a discursar foi o presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch. Durante 40 minutos, o magistrado elogiou todos aqueles que trabalharam durante o período eleitoral e que dedicaram tempo e atenção para que o processo de votação fosse feito sem prejuízos, tanto para candidatos, eleitores ou para a democracia. Ela também ressaltou a lisura da votação por meio das urnas eletrônicas.

Em clima cordial, um a um, os deputados estaduais foram os primeiros a serem diplomados. Em seguida, os deputados federais. Logo depois, os suplentes de senador, Coronel Andreuzza (Republicanos) e Liziane Bayer (Republicanos), e o senador eleito Mourão foram diplomados. Por último, Souza e Leite receberam seus diplomas.

Foto: Rodrigo Farias

Apenas dois deputados não compareceram à diplomação: Osmar Terra (MDB) e Paulo Pimenta (PT).

No seu discurso, Leite destacou que é o primeiro governador reeleito no estado desde a redemocratização. Fugindo dos conflitos polarizados durante as eleições, o tucano destacou que o povo gaúcho escolheu um centro, sem ser direita ou esquerda. “Desde o resultado final da eleição para presidente, infelizmente, a gente vê no Brasil uma série de protestos e de mobilizações contra o resultado das urnas, com alegações já refutadas e argumentos incompatíveis com o estágio da democracia do nosso país. Os custos impostos ao país com a discussão do resultado da eleição são muito maiores do que os eventuais custos que o governo eleito possa trazer, por mais que discordemos dele ideologicamente ou programaticamente. Chegou a hora de acatar todos os diplomas”, discursou.

Um dos deputados estaduais diplomados na cerimônia foi o bento-gonçalvense Guilherme Pasin (PP), ex-prefeito de Bento, eleito com 57.922 votos e que irá representar a cidade na Assembleia Gaúcha. Além de Pasin, mais quatro deputados estaduais irão representar a Serra Gaúcha: Elton Weber (PSB), Neri, O Carteiro (PSDB), Pepe Vargas (PT) e Professor Claudio (Podemos). No caso dos federais, dois deputados irão representar a Serra em Brasília: Denise Pessôa (PT) e Mauricio Marcon (Podemos) – ambos de Caxias do Sul.

Confira os deputados da Serra Gaúcha diplomados:

Guilherme Pasin (PP), eleito deputado estadual por Bento Gonçalves
Elton Weber (PSB), reeleito deputado estadual por Nova Petrópolis
Neri, O Carteiro (PSDB), reeleito deputado estadual por Caxias do Sul
Pepe Vargas (PT), reeleito deputado estadual por Caxias do Sul
Professor Claudio (Podemos), eleito deputado estadual por Caxias do Sul
Denise Pessôa (PT), eleita deputada federal por Caxias do Sul
Mauricio Marcon (Podemos), eleito deputado federal por Caxias do Sul

*Fotografias disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Autoria de Rodrigo Farias.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também