Eleitos no Rio Grande do Sul são diplomados
Governador, vice, senador, 55 deputados estaduais e 31 deputados federais estão, agora, aptos a assumirem seus cargos
Na última segunda-feira, 19/12, chegou ao fim o processo eleitoral no Rio Grande do Sul. É que foram diplomados os eleitos no estado. O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB), o vice-governador eleito Gabriel Souza (MDB), o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos), os 55 deputados estaduais eleitos e os 31 deputados eleitos foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A cerimônia foi realizada no auditório do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre.
O primeiro a discursar foi o presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch. Durante 40 minutos, o magistrado elogiou todos aqueles que trabalharam durante o período eleitoral e que dedicaram tempo e atenção para que o processo de votação fosse feito sem prejuízos, tanto para candidatos, eleitores ou para a democracia. Ela também ressaltou a lisura da votação por meio das urnas eletrônicas.
Em clima cordial, um a um, os deputados estaduais foram os primeiros a serem diplomados. Em seguida, os deputados federais. Logo depois, os suplentes de senador, Coronel Andreuzza (Republicanos) e Liziane Bayer (Republicanos), e o senador eleito Mourão foram diplomados. Por último, Souza e Leite receberam seus diplomas.
Apenas dois deputados não compareceram à diplomação: Osmar Terra (MDB) e Paulo Pimenta (PT).
No seu discurso, Leite destacou que é o primeiro governador reeleito no estado desde a redemocratização. Fugindo dos conflitos polarizados durante as eleições, o tucano destacou que o povo gaúcho escolheu um centro, sem ser direita ou esquerda. “Desde o resultado final da eleição para presidente, infelizmente, a gente vê no Brasil uma série de protestos e de mobilizações contra o resultado das urnas, com alegações já refutadas e argumentos incompatíveis com o estágio da democracia do nosso país. Os custos impostos ao país com a discussão do resultado da eleição são muito maiores do que os eventuais custos que o governo eleito possa trazer, por mais que discordemos dele ideologicamente ou programaticamente. Chegou a hora de acatar todos os diplomas”, discursou.
Um dos deputados estaduais diplomados na cerimônia foi o bento-gonçalvense Guilherme Pasin (PP), ex-prefeito de Bento, eleito com 57.922 votos e que irá representar a cidade na Assembleia Gaúcha. Além de Pasin, mais quatro deputados estaduais irão representar a Serra Gaúcha: Elton Weber (PSB), Neri, O Carteiro (PSDB), Pepe Vargas (PT) e Professor Claudio (Podemos). No caso dos federais, dois deputados irão representar a Serra em Brasília: Denise Pessôa (PT) e Mauricio Marcon (Podemos) – ambos de Caxias do Sul.
Confira os deputados da Serra Gaúcha diplomados:
*Fotografias disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul. Autoria de Rodrigo Farias.