Elite do rugby será mais seleta a partir de 2015

A elite do rugby nacional será ainda mais seleta a partir de 2015. Conhecido como Super 10, o Campeonato Brasileiro vai virar Super 8. Edição deste ano, que começará no próximo sábado, pode rebaixar até três equipes.

O regulamento indica confrontos de todos contra todos, em turno único. Os quatro primeiros avançarão às semifinais, enquanto que os dois últimos serão automaticamente rebaixados. Já o oitavo colocado terá que defender sua permanência na elite contra o campeão da Taça Tupi (segunda divisão).  

O último Super 10 terá representantes de seis estados: São Paulo (5), Rio Grande do Norte (1), Rio de Janeiro (1), Paraná (1), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (1). Dos nove jogos que fará na primeira fase, o Farrapos será mandante em cinco deles. Além do Alecrim, receberá o Bandeirantes, Pasteur, Desterro e Niterói. Como visitante, desafiará o São José, em São José dos Campos (SP); Rio Branco e Spac, em São Paulo (SP); e o Curitiba, na capital paranaense.

Os prognósticos, inicialmente, indicam a necessidade de seis vitórias para avançar às semifinais e pelo menos três para garantir permanência na elite. A perspectiva é de um nível mais exigente no campeonato deste ano. Com risco maior de rebaixamento, alguns clubes que até então vinham dando continuidade a uma mesma base de equipe, dessa vez correram atrás de reforços, casos do Desterro e Curitiba, que buscaram jogadores, sobretudo, na Argentina.

Essa será a 51ª do Campeonato Brasileiro, tradicionalmente dominado pelos paulistas. O maior vencedor é o atual campeão, Spac, com 13 títulos, seguido pelo São José (8), Alphaville (7), Niterói (6), Bandeirantes (4), Rio Branco (4), Desterro (3), Medicina (2), Pasteur (2), São Paulo Barbarians (2) e Fupe (1).

Farrapos estreia com desfalques

Para a estreia na competição, no próximo sábado, dia 19, contra o Alecrim, o Farrapos não poderá contar com três dos jogadores mais importantes do elenco. O abertura/fullback Maurício e o oitavo Mauri ainda recuperam-se de lesão, enquanto que o primeira linha Baby estará ausente por razões particulares.

Dentre as poucas novidades do time bento-gonçalvense para esta temporada, o principal destaque é o argentino Javier Sanchez, que estreou com a camisa do clube no Campeonato Gaúcho e empolgou com boas atuações. Autor de 15 tries, o centro/fullback foi o Try Man e terceiro maior pontuador do torneio.

O adversário do time de Bento na estreia debutará no Super 10 após o título da Copa do Brasil (atual Taça Tupi) conquistado em 2013. Será o primeiro clube potiguar a disputar a elite nacional. No mês passado, a equipe esteve na França para uma série de jogos preparatórios ao Super 10. Para compensar a falta de experiência no cenário nacional, os potiguares apostam em uma base de jogadores bastante rodados, composta por argentinos e sul-africanos.

Super 10 – 1ª rodada

Sábado, dia 19

Bandeirantes x Rio Branco (São Paulo) – 13h

Spac x Niterói (São Paulo) – 14h30

Farrapos x Alecrim (estádio da Montanha) – 15h

Pasteur x Desterro (São Paulo) – 15h

São José x Curitiba (São José dos Campos) – 15h

 

*LEIA MAIS NA EDIÇÃO IMPRESSA DA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, DIA 18. 

 

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.