Em 12 anos, Proerd formou mais de sete mil alunos

Em 12 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Brigada Militar (Proerd), mais de sete mil crianças e adolescentes já foram formados em Bento Gonçalves e receberam informações sobre os efeitos das drogas e como evitar o uso. Até julho,  nas dez escolas participantes, mais de 400 alunos serão formados. O projeto é considerado um dos mais consistentes no combate ao uso de entorpecentes.

Neste ano, o programa está sendo desenvolvido em seis escolas. As aulas são ministradas durante o período escolar, por um policial militar designado especialmente para essa função. Ao todo, são dez encontros, com cerca de 50 minutos de duração cada, uma vez por semana. Os alunos aprendem lições de como tornar suas próprias decisões, obtêm conhecimento sobre drogas lícitas e ilícitas, recebem informações sobre as bases da amizade, aprendem como reconhecer e resistir às pressões, as maneiras de estar no controle e como fortalecer a autoestima.

O Proerd é uma atividade educacional preventiva, que busca fortalecer a cultura da paz e a construção de uma sociedade mais segura. Para isso, tem seus pilares na parceria entre a Brigada Militar, rede escolar e pais.


Avaliação positiva

A Escola Estadual de Ensino Fundamental José Farina é uma das parceiras do projeto desde 2008. A diretora, Márcia Lúcia Carrer Stefenon, classifica o Proerd como uma ferramenta de extrema importância. “Questões relacionadas a drogas nos preocupam bastante. Trabalhamos com os alunos em sala de aula para, através da conscientização desde cedo, combatermos esse mal”, destaca.

A diretora relata que o primeiro contato foi feito pela Brigada Militar mas, nos anos seguintes, a própria escola buscou a continuidade do projeto por entender a importância dos trabalhos. “Somos uma escola de ensino fundamental. No próximo ano, os alunos que hoje estudam no 5º ano irão para escolas maiores. O Proerd já os prepara para o convívio com outros alunos, com mais idade e para alguns conflitos que possam ocorrer”, descreve. Na escola, as duas turmas do 5º ano estão participando do programa.


Início das atividades

A primeira turma do Proerd, em Bento Gonçalves, foi formada no segundo semestre de 2000, beneficiando 75 alunos de uma única escola. Hoje o projeto se expandiu. Em quase doze anos foram atendidas cerca de 50 escolas municipais, estaduais, particulares e dos distritos. Atualmente as aulas são ministradas por três instrutores.

O Proerd

O Proerd é a versão brasileira do programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education (Dare)”, lançado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992 e no Rio Grande do Sul, iniciou no ano de 1998. Hoje possui três cursos: Proerd para 5º ano, Proerd para 7º ano e curso Proerd para pais.

As aulas destinadas a pais e mães foram desenvolvidas em 2009 e 2011 em Bento Gonçalves. Através de reuniões e palestras, eles recebiam dicas para melhorar a comunicação com os filhos, informações sobre adolescência e como resolver situações de conflito e violência. Em 2012 não há previsão de formação de uma nova turma adulta em função da saída de um dos instrutores.


Reportagem: Katiane Cardoso

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Grupo SerraNossa

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também