Anderléia Nicolini, proprietária da empresa parceira, expressa seu sentimento de ensinar sobre seu ofício. “Para mim está sendo ótimo, porque estou conseguindo passar às alunas todo o conhecimento que tenho, orientando e ajudando as pessoas a ter um crescimento, uma evolução e a buscar uma vaga de trabalho, ou ainda, fazer por conta própria”, destaca.
De acordo com a coordenadora do ACESSUAS Trabalho, Vera Piccoli, o projeto-piloto possibilita qualificação para o mercado de trabalho. “Existe uma demanda expressiva de pessoas atendidas que buscam oportunidades, no entanto a maioria possui pouca ou nenhuma qualificação profissional, e as empresas procuram pessoas capacitadas. Por isso, o curso de corte e costura é uma forma de ofertar a qualificação, além de gerar a empregabilidade”, afirma.
O secretário Eduardo Virissimo ressalta as potencialidades de gerar oportunidades em parcerias entre os setores público e privado. “A gente vem buscando há tempo uma maneira de ajudar as pessoas que estão em vulnerabilidade e, muitas vezes, não têm a oportunidade de se qualificar, dificultando a sua permanência no mercado de trabalho. Fizemos uma sondagem nos nossos CRAS e buscamos essas pessoas para este projeto-piloto. A formalização da parceria entre o setor privado e público nos enobrece, uma vez que, juntos, desenvolvemos a promoção e a inserção do cidadão no mundo do trabalho, promovendo a dignidade dos envolvidos”, ressalta.