Em primeira sessão com votação na Câmara, vereadores apreciarão duas moções

O ano Legislativo na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves iniciou na última semana, mas a primeira sessão ordinária com votação será realizada nesta segunda-feira, 08/02, a partir das 15h. Na pauta, apesar dos mais de 70 matérias já protocoladas por vereadores durante os primeiros dias do ano, estão duas moções. Uma delas, uma Moção de Aplauso, é de autoria do vereador Leopoldo Benatti "Raquete" (Republicanos), que visa "reconhecer o profissionalismo" dos colaboradores Adriano Marcon, João Fernando, Tiago Borges e Rafael Medeiros da empresa Inova Construções Elétricas Ltda, "que atuam em locais de difícil acesso, alta periculosidade como redes de alta tensão", conforme justificativa do autor da matéria.

Em seguida, de autoria do vereador Agostinho Petroli (MDB), será apreciada a Moção de Apoio aos excedentes do concurso público para soldado do Corpo de Bombeiros Militar. De acordo com a justificativa do autor da matéria, a proposição busca a efetiva convocação de todos os 815 candidatos em Cadastro Reserva (CR) aprovados no último concurso público para Soldado Bombeiro Militar. Conforme a matéria, "a convocação dos excedentes aprovados tem o objetivo de proporcionar a população gaúcha um atendimento adequado e rápido as ocorrências com guarnições mais supridas de recursos humanos quanto para no mínimo zerar o déficit da corporação de mais de 700 (setecentos) soldados, segundo dados da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul — ABERGS".

As moções são prioridade?

Ainda em janeiro, a Câmara de Bento anunciou que, mesmo durante o recesso parlamentar, os vereadores haviam protocolado mais de 70 matérias legislativas com pedidos que atendem as demandas da comunidade. Entre as solicitações enviadas ao Poder Executivo, conforme a Câmara, estão as áreas de mobilidade urbana, melhorias, obras de infraestrutura e meio ambiente.

Questionado sobre o motivo pelo qual serão votadas apenas duas moções diante dos trabalhos realizados durante o recesso, o vice-presidente da Casa Thiago Fabris explica que as matérias legislativas protocoladas ainda em janeiro dizem respeito a pedidos de respostas, indicações e pedidos ao Executivo, o que não têm a necessidade de votação. "Como a Câmara estava em recesso, a maioria dos projetos foi protocolada semana passada, por causa das Comissões, então amanhã teremos a primeira reunião para avaliação deles, daí é dado o prazo máximo de14 dias para avaliarmos e, depois, vai para votação", explica.

A Sessão Ordinária será transmitida ao vivo pelos canais da TV Câmara Bento, pelo Facebook e Youtube.