• Vinícola Garibaldi
  • Ótica Debianchi
  • Tacchini Sistema de Saúde

Em quatro meses, Câmara aprovou 490 contratações para a prefeitura

  • Vinícola Garibaldi

Destas, 357 são contratações temporárias e emergenciais e 133 são novos cargos efetivos. Dados foram divulgados pelo Observatório Social de Bento Gonçalves, que alerta sobre o inchaço da máquina administrativa

A prefeitura municipal de Bento Gonçalves enviou para a Câmara de Vereadores, somente nos quatro primeiros meses de 2022, 10 projetos de lei para criação de vagas para 490 servidores – 133 destas são de novos cargos efetivos. Com maioria na Câmara, governo municipal contou com o apoio de sua base para aprovação de todas as contratações. Os dados foram divulgados pelo Observatório Social de Bento Gonçalves na última segunda-feira, 30/05.

As vagas aprovadas foram para engenheiros mecânicos, biólogos, suporte técnico, técnicos em enfermagem, agentes de Manutenção Urbana, dentistas, veterinários, profissionais da educação, médicos e educadores sociais. Das contratações, 357 são para cargos emergenciais ou temporárias, o que pode significar renovação ou substituição de contratos de servidores já em atividade no município.

De acordo com apontamento do Observatório Social, que é presidido por Aiala Maria Santin Premaor, a sociedade deve estar sempre atenta ao problema do “inchaço” da máquina administrativa. “Percebemos pouca discussão em torno dos projetos em questão”, disse Aiala.

A prefeitura municipal, através do secretário de Administração Matheus Barbosa, justifica que os servidores foram destinados para áreas que havia necessidade do aumento de efetivo “proporcionando serviços de mais qualidade e agilidade para população, sendo necessários principalmente em setores como saúde e educação”, destacou.
CCs

Outro monitoramento realizado pelo Observatório Social é em relação ao número de cargos de confiança (CC) do governo Diogo e Amarildo. Até abril deste ano, a prefeitura contava com 144 comissionados, o segundo maior número dos últimos seis anos – só perde para o ano passado, quando 152 pessoas estavam ocupadas.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também