Emagrecimento: como equilibrar o uso de shakes com a alimentação

Fonte: portal Minha Vida
(www.minhavida.com.br)

Recorrer aos shakes que substituem refeições para emagrecer não é uma novidade no mundo das dietas. Mas será que essa forma de perder peso é realmente eficiente? De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), se os shakes tiverem uma composição nutricional adequada, eles podem ser adotados como estratégia de emagrecimento. "Uma refeição costuma ter 500 calorias, se você ingerir um prato completo. E o shake de uma marca idônea terá os mesmos nutrientes necessários, só que com um número de calorias menor", considera o especialista.

No entanto, não adianta simplesmente substituir refeições. "O mais importante nessa dieta não é a refeição substituída pelo shake, mas o que a pessoa ingere nas outras refeições, que precisam ser balanceadas", alerta o especialista.

Como balancear 
Existem dois problemas em não equilibrar a alimentação do resto do dia com os shakes. O primeiro é caso não seja feito um balanceamento da alimentação nos outros períodos. "Se o indivíduo comer errado ao longo do dia, o shake sozinho não ajudará a emagrecer", pondera Navarro.

  • Ótica Debianchi
  • Vinícola Garibaldi

O segundo, muito mais comum, é quando a pessoa consome muito menos calorias do que deveria nas outras refeições. "Se você gasta mais energia do que consome e não tem os nutrientes adequados, fica fraco e sem combustível, o que causa baixa na taxa de glicose e enjoos típicos de quadros de sobrecarga metabólica", afirma a nutricionista Eliana Cristina de Almeida, especialista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

  • Vinícola Garibaldi

Isso ocorre porque o organismo precisa de uma quantidade mínima de calorias para conseguir executar suas funções básicas. E quando isso não acontece ele costuma gastar reservas importantes, como os músculos. Portanto, ao consumir calorias insuficientes nas outras refeições, o resultado pode ser o emagrecimento a um custo alto, perdendo músculos em vez de gordura.

Também é importante lembrar que substituir mais de uma refeição pelo shake pode ser arriscado, pois pode reduzir muito a ingestão de calorias do dia e acarretar em diversos problemas de saúde em longo prazo.

Desvantagens 
O problema da dieta com shakes é que ela pode se tornar muito monótona, e a pessoa pode acabar abandonando o método rapidamente.

E como usar os shakes por conta própria não estimula uma reeducação alimentar, ao voltar à rotina anterior, o reganho de peso é praticamente garantido. De acordo com a nutricionista Roberta Stella, depois de seguir um cardápio altamente restritivo não há tempo suficiente para que ocorram mudanças nos hábitos alimentares e para que o organismo se acostume à nova rotina.

Por isso que é importante pedir ajuda a um especialista em nutrição ou nutrologia antes de começar esse tipo de dieta (ou qualquer outro). "Alguém da área poderá orientar não só como organizar as outras refeições, como também analisar o shake escolhido e ver se ele contém os nutrientes recomendados", considera Roberto Navarro.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também