Emater estima perdas em quase todas as produções de frutas devido à estiagem
Nessa terça-feira, 31/03, o SERRANOSSA publicou uma matéria [link aqui] falando sobre os impactos da estiagem nas plantações de laranja e caqui, consideradas algumas das mais expressivas na região da Serra Gaúcha. Nesta quarta-feira, 01/04, a Emater regional, com escritório em Caxias do Sul, divulgou uma tabela com as estimativas em números das perdas que já foram ou deverão ser registradas na safra 2019-2020.
De acordo com os dados, quase todas as espécies de fruta elencadas tiveram ou terão prejuízos variando entre 10% até 80% – como é o caso da ameixa. Das 12 mil toneladas projetadas para esta safra, apenas 3.600 foram propriamente colhidas. Na produção da pera, o prejuízo estimado é de 40%. Já nas plantações de figo, kiwi e goiaba, a média é de 30%, de acordo com a Emater.
No caso dos caquis e das laranjas, a estimativa é que sejam perdidos cerca de 20% do total projetado.
Segundo o chefe do escritório da Emater em Bento Gonçalves, Thompson Didoné, a seca está gerando efeito no calibre dessas frutas, reduzindo seu tamanho. “Isso acontece mesmo em áreas irrigadas, porque está faltando muita água, inclusive para as propriedades”, analisa.
Apesar da expectativa negativa quanto ao calibre das frutas, Didoné explica que há a possibilidade de também avaliar os efeitos positivos da estiagem. “A coloração está muito boa e a concentração de açúcar está superior, então a fruta está bastante saborosa”, comenta.
De acordo com previsões da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, há previsão de chuva significativa na sexta-feira, 03/04, o que poderá mudar as projeções de colheita para as safras em andamento.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caxias do Sul
Tabela: Divulgação/Emater