Embraer vende 50 jatos E195-E2 para a americana Avelo Airlines
Embraer fecha venda de 50 jatos E195-E2 para a Avelo Airlines, primeira companhia dos EUA a operar o modelo. Entregas começam em 2027

A Embraer anunciou nesta quarta-feira (10) a venda de 50 jatos E195-E2 para a Avelo Airlines, companhia aérea sediada nos Estados Unidos. O contrato, avaliado em US$ 4,4 bilhões, prevê ainda a possibilidade de compra de outras 50 aeronaves do mesmo modelo, o que pode elevar o pedido para 100 unidades.
Com essa aquisição, a Avelo se tornará a primeira companhia dos EUA a operar o E195-E2, considerado o maior e mais avançado avião comercial já desenvolvido pela Embraer. Atualmente, a Avelo opera Boeing 737NGs. A Embraer começará a entregar as novas aeronaves no primeiro semestre de 2027.
Fundada em 2021 no Texas, a Avelo atende 47 cidades em 18 estados americanos, além de Porto Rico, Jamaica, México e República Dominicana, destacando-se em viagens rápidas e de baixo custo.
Segundo a Embraer, o E195-E2 oferece excelente desempenho em pistas curtas, maior alcance, eficiência no consumo de combustível e baixo nível de ruído, fatores que tornam o modelo ideal para a expansão da malha aérea da companhia.
“O E195-E2 é um divisor de águas para companhias aéreas que desejam crescer de forma lucrativa enquanto elevam a experiência dos passageiros”, afirmou Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Arjan acrescentou que a Avelo complementará sua frota de aeronaves narrowbody com um modelo líder na categoria, capaz de transportar 120 a 146 passageiros e voar, por exemplo, de Brasília ao Panamá.
Outro ponto favorável à negociação foi a retirada, no final de julho, da taxação de 50% sobre aeronaves brasileiras. Na ocasião, o governo dos EUA publicou uma lista com cerca de 700 exceções, incluindo aviões, motores, peças e componentes de aviação, o que beneficiou diretamente a Embraer.