EMIs devem atender em novo horário em 2015

A partir do ano que vem, as Escolas Municipais Infantis (EMIs) devem passar a atender em novo horário. A mudança, que pode ser aprovada pela prefeitura nas próximas semanas, deve definir o período de funcionamento entre as 6h30 e as 18h, reduzindo em meia hora o tempo para os que pais busquem as crianças no fim do dia.

A decisão tem causado polêmica em famílias que só podem apanhar os filhos próximo às 18h30, horário atual de encerramento das atividades. O turno de trabalho em empresas é o principal motivo que impede que os pais busquem as crianças mais cedo. É o caso do casal Eliane Marques e Fábio Hubner, que tem dois filhos de dois anos de idade no Berçário 2 da EMI Mamãe Coruja.

A família reside no bairro São Roque, onde tem os filhos atendidos. As empresas em que ambos trabalham, porém, estão localizadas no bairro Botafogo. “Eu e meu marido nos liberamos apenas próximo às 18h e temos que atravessar a cidade para buscar os gêmeos. Em dias normais, já é corrido para chegar no horário da saída da escolinha”, relata a mãe. 

Célio Coleraux, morador do bairro Licorsul, não conseguiu vaga para sua filha em uma EMI este ano e paga uma escolinha particular. Ele se mudará para o bairro Vila Nova 3 no ano que vem e espera conseguir uma vaga lá pelo novo zoneamento. “Mas com este novo horário vai ficar uma situação complicada”, prevê. Ele trabalha como motorista de ônibus à tarde e à noite e a esposa, em um supermercado no bairro São Bento. “Não sei se vamos conseguir, para quem depende de transporte público não há tempo suficiente”, alega.

A secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, garante que a alteração foi pensada justamente para atender a solicitações de pais. Ela explica que o período de atendimento das escolinhas é de 12 horas e o expediente das funcionárias é de seis, com trocas às 12h30. “Com o cronograma atual, muitas vezes as funcionárias saem sem conseguir repassar à colega da tarde o andamento das atividades com cada criança. Elas precisam trocar essas informações entre elas e muitas mães estavam reclamando que isso não estava acontecendo”, afirma Iraci. Assim, 30 minutos foram retirados do horário no fim do dia e acrescentados para as funcionárias ao meio-dia. 

“Não temos o que fazer”, lamenta Hubner. Ele afirma que terá que mudar sua rotina de trabalho ou até de função na empresa no próximo ano para poder buscar os filhos na escola. “Na secretaria alegam que o número de crianças que ficam após as 18h é muito pequeno. Mas só porque meus filhos são minoria temos que ser prejudicados?”, questiona a mãe. 


Férias

Neste ano, as EMIs continuarão funcionando durante o período de férias, pela primeira vez. O horário de funcionamento, porém, será até às 17h e não corresponde à necessidade de algumas famílias. Eliane e Fábio estarão trabalhando durante o período das férias escolares e terão que se organizar também para buscar os filhos nesses meses. “Nossas famílias são de fora, não temos quem possa apanhá-los. Tampouco tenho condições de pagar alguém para isso, já está complicado passar o mês com as despesas fixas. E eles são muito pequenos, não podem ficar sozinhos. Não vejo saída”, afirma Eliane. 

A secretária de Educação orienta que famílias nesta situação gerenciem novamente suas rotinas. “É a primeira vez que o município oferece esta oportunidade, de deixar as crianças nas escolinhas durante as férias. O que era feito com elas antes?”, indaga Iraci, lembrando que contar com a ajuda de familiares é o recurso mais buscado nesses casos. 

Inscrições e matrículas da rede municipal de ensino

Escolas Municipais Infantis
De 03/11 a 14/11 – inscrições 
De 24/11 a 28/11 – seleção dos candidatos inscritos
Dia 1º/12 – divulgação dos candidatos selecionados
De 1º/12 a 12/12 – matrículas

Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Especial e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
1º/12 a 05/12 – rematrículas
08/12 a 12/12 – inscrições de novos alunos
De 15/12 a 19/12 – matrículas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Especial
Dias 12 e 12/02 – testes classificatórios para EJA
Dias 18 e 19/02 – matrículas para EJA
Fevereiro de 2015 – período de ajuste de vagas

Reportagem: Priscila Pilletti


É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Enviar pelo WhatsApp:
Você pode gostar também