Empresas ligadas a conselheiros do Hospital Tacchini tornam-se as primeiras a contribuir com o projeto de responsabilidade social do ITPS

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) está à frente do “projeto-piloto de rastreamento de tumores colorretais”, o qual tem apoio do Conselho Municipal do Idoso (Comui). A intenção é incentivar Pessoas Físicas e Jurídicas a doar o seu Imposto de Renda Devido para o projeto, criando assim, condições para que o ITPS possa desenvolver pesquisas e métodos capazes de reverter o momento atual na região: hoje, o câncer de intestino é a terceira doença que mais leva a óbito tanto homens quanto mulheres.

Na semana passada, o instituto recebeu a oficialização das primeiras doações, realizadas pelas empresas Avantti, Carraro, Criare, Forcast, Italínea, Miolo, Multimóveis, Todeschini e Zegla. O presidente do Conselho de Administração do Hospital Tacchini, Daniel Ferrari, avalia o gesto como uma aposta nos trabalhos do instituto. ‘É um órgão novo criado no Tacchini, porém, com foco total na realização de pesquisas e no desenvolvimento de projetos científicos. O apoio dessas empresas mostra o quanto seus empresários preocupam-se com a qualidade de vida de seus colaboradores e, sem dúvida, com a comunidade onde estão inseridos”, avalia Ferrari.

O superintendente-executivo do Hospital Tacchini, Hilton Mancio, destaca que o apoio do Comui é essencial neste momento, pois todas as doações que chegarem ao projeto ficam avalizadas pelo município. “A prefeitura, através do Comui, torna-se nossa parceira no sentido de fiscalizar as doações, ao mesmo tempo em que 20% dos recursos doados serão destinados, também, ao Comui”, sinaliza Mancio. Ele lembra ainda o trabalho realizado pelos empresários que integram o Conselho Jovem do Hospital Tacchini. “Nosso projeto foi totalmente ‘abraçado’ pelos conselheiros e, também, pelo grupo de conselheiros jovens, os quais estarão propagando essa ideia e levando nosso recado à empresas, escritórios de contabilidade e à pessoas de seus relacionamentos. Mais um trabalho voluntário, desta vez em prol da saúde da comunidade”, destaca.

Quem pode doar e utilizar incentivos fiscais?
– Pessoa Jurídica: empresas tributadas com base no lucro real. Limite: Até 1% do imposto devido em cada período de apuração. 
– Pessoa Física: quem faz declaração de Imposto de Renda através do modelo completi. Limite: Até 6% do imposto devido em cada exercício.

Quando realizar a doação?
– Pessoa Jurídica: a doação ao Fundo Municipal do Idoso deve ser realizada durante o período de apuração do IRPJ. O incentivo é aproveitado conforme a opção de tributação do IRPJ pela empresa (Trimestral, Estimativa e Suspensão ou Redução).
– Pessoa Física: a doação ao Fundo Municipal do Idoso deve ser realizada em qualquer mês do ano. O incentivo fiscal é aproveitado quando da apresentação da declaração de ajuste anual no ano seguinte ao da doação. Atualmente, até o último dia do mês de abril.

Como realizar a doação?
Para fazer doações ou até mesmo para conhecer mais detalhes do projeto, as pessoas devem entrar em contato com o ITPS, pelo telefone (54) 3455 4333 (ramal 1125) ou pelo e-mail: responsabilidadesocial@tacchini.com.br.