Encontro debate prolongamento da BR-448
Na última quinta-feira, dia 28, foi realizado em Portão (RS) um encontro para debater o prolongamento da BR-448 (Rodovia do Parque), obra que beneficiará cidades da Serra, Região Metropolitana, Vale do Caí e Vale dos Sinos. O objetivo foi unificar as reivindicações de todas regiões para apresentar ao Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O prolongamento servirá 1,2 milhão de pessoas, facilitando o escoamento da produção de bens para o porto de Rio Grande e para o restante do Estado. O trecho compreende uma extensão de aproximadamente 19 quilômetros entre Sapucaia do Sul, na continuação da BR-448 (Rodovia do Parque) até a cidade de Portão (ERS-240).
Foto: João Pedrassani
O Prefeito de Bento Gonçalves e Presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Guilherme Pasin, participou do encontro. Também estiveram presentes o presidente da CICs de Portão, Dary Pisseti, Deputado Issur Koch, da Frente Parlamentar da BR-448, CICs Serra, Mobi Caxias, Grupo G30, Federasul, prefeitos e vereadores.
O DNIT deve apresentar em 15 dias o Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental, para posterior elaboração do projeto e prolongamento da Rodovia. Novo encontro do grupo deve ser realizado no dia 14, novamente em Portão.
O anúncio do reinício da elaboração do Estudo foi feito em julho.
A estimativa é que, atualmente, cerca de 140 mil veículos trafeguem por dia na BR-116, na região da Scharlau, em São Leopoldo – desses, 40 mil utilizariam a extensão da BR-448 para acessar a região metropolitana, o que diminuiria significativamente o movimento no trecho.
Foto: Divulgação