Encontro discute oportunidades de inclusão da Ufrgs na Serra

Uma comitiva liderada pela Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) esteve reunida na manhã desta quarta-feira, dia 2 de maio, com o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Rui Vicente Oppermann, na sede da universidade em Porto Alegre. O objetivo foi retomar as tratativas para a instalação de um campus da universidade na região do Vale dos Vinhedos.

Segundo o reitor Oppermann, a Ufrgs não está em condições financeiras de fazer novos investimentos neste momento, mas a Serra Gaúcha para eles é prioridade. O primeiro passo será a renovação do acordo de cooperação com a Amesne. “De imediato queremos estar mais próximos dos municípios, atuando através de núcleos de inovação tecnológicos para depois levarmos uma extensão” afirmou Oppermann.

Conforme o prefeito de Garibaldi, Antonio Cettolin que liderou a Amense até o final do mês de abril, uma comissão segue trabalhando para estreitar estes laços, que deram uma nova esperança para a região. Entre as propostas da reitoria, está inserir na Serra, núcleos de inovação tecnológico. “Com a manifestação da reitoria, agora seguimos com um planejamento para proporcionar a infraestrutura adequada ao campus, colocando nossas intenções inclusive neste acordo que vamos renovar em seguida” destacou Cettolin.

O Chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Mauro Celso Zanus reforçou o interesse em disponibilizar a área de terras de cerca de 24 hectares, localizada em Linha Baú, em Garibaldi. 

O prefeito de Veranópolis e atual presidente da Amesne, Waldemar de Carli reforçou o interesse da associação em trazer a universidade para perto da região, tratativas que iniciaram ainda em 2009. “Vamos lutar para que esta aproximação ocorra e vamos articular uma nova reunião entre integrantes da associação e reitoria, para darmos continuidade a proposta de aproximação da instituição da Serra” reforça o presidente.

Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, é preciso trabalhar junto com o governo federal para lutar pelas demandas da região. “A instalação da universidade sempre foi um sonho para a Serra Gaúcha, através desta parceria para a inovação tecnológica, o trabalho em conjunto entre a Ufrgs e a região, é o melhor caminho para o empreendedorismo e a inovação” destacou Pasin.

Também participaram da comitiva o ex-prefeito de Nova Araçá e ex-presidente da Amesne, Aícaro Umberto Ferraro, representantes de entidades empresariais, presidente do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG), Elton Paulo Gialdi e da Câmara de Indústria e Comércio de Garibaldii (CIC Garibaldi), Alexandra Nicolini Brufatto. Por parte a universidade, também estiveram presetnes a vice-reitora, Jane Fraga Tutikian, o diretor do parque tecnológico, Marcelo Soares Lubaszwqski, o chefe de gabinete, João Mello, o superintendente de Infraestrutura, Edy Isaias Junior e pró-reitor de pesquisa, Luís Lamb.