Encontro qualifica 1,8 mil professores da região

Inovação, pesquisa, ética, relações interpessoais e educação inclusiva, bem como ferramentas pedagógicas e estratégias de ensino-aprendizagem. Essas e várias outras abordagens pautaram as 74 palestras e oficinas do II Encontro de Qualificação Docente da 16ª Coordenadoria Regional de Educação. Realizado em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), o evento reuniu aproximadamente 1.800 professores nos dias 19 e 20 de julho.

Os docentes estarão aptos a aplicar os conhecimentos e reflexões no trabalho que desenvolvem em 74 escolas da rede pública estadual, nas 25 cidades de abrangência da 16ª CRE: André da Rocha, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes Varela, Garibaldi, Guabiju, Montauri, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Prata, Paraí, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Valentim do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Palestras e oficinas

Sob o tema Compartilhando Conhecimento, Experiências, Saberes e Fazeres, o encontro dividiu-se em blocos de atividades, ministradas por professores, mestrandos e doutorandos da UCS, e profissionais da comunidade. Entre os destaques, com grande registro de público, estiveram as palestras “Empreendedorismo e inovação na educação”, ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCS, Juliano Rodrigues Gimenez, diretor da Área do Conhecimento de Ciências Exatas e Engenharias; “A coisificação da relação pedagógica no cotidiano escolar”, ministrada pela pró-reitora Acadêmica da UCS, Nilda Stecanela; e também as abordagens “Entendendo a ética” e “Conhecendo e transitando a Base Nacional Comum Curricular”, apresentadas pelos professores Miguel Angelo Santin e Simone Côrte Real Barbieri, respectivamente.

No encerramento, os participantes participaram de uma atividade promovida por acadêmicos do curso de graduação em Educação Física.

Parceria e proposta

O coordenador de Extensão da UCS, Gilberto Hummes, que coordenou o evento junto com os diretores acadêmicos do Carvi, Fernando Ben e Cicero Zanoni, explica que as abordagens foram definidas em conjunto com a 16º CRE a partir das necessidades docentes. “Os conteúdos contemplaram temas relacionados ao dia a dia das escolas”, resume. Em relação à primeira edição, também organizada pela Universidade, em 2017, Hummes destaca a evolução em quantidade de público e de palestras e oficinas oferecidas.

O coordenador da 16ª CRE, Leonir Olimpio Razador, ressaltou sua gratidão e satisfação, constatando a presença, aceitação e envolvimento de professores, diretores e funcionários das escolas para a partilha de conhecimentos, ideias e experiências. “É um universo que se movimenta dentro da UCS, espaço de excelência no saber com profissionais de alta qualidade”, define.

Ele explica que a determinação das propostas contemplou a percepção dos professores sobre as necessidades da realidade educacional, e que elas conectam-se à Base Nacional Comum Curricular com plano de fundo na formação integral – não limitando-se à aplicação do conteúdo programático, projetam como ele será empregado socialmente. “Compreendem o mundo em que vivemos, que demanda ambiente de ensino e conteúdos programáticos que não são fechados, mas, sim, a serviço da sociedade e da construção de seres éticos, responsáveis e capazes de interpretar a realidade”, afirma. Ele ressalta, ainda, que as ideias trabalhadas permearão as ações dentro das escolas ao longo do tempo, e que a atualização dos docentes é contínua, considerando a velocidade de transformação do contexto de ensino.