Energia elétrica começa a ser restabelecida no Amapá
O fornecimento de energia elétrica começou a ser restabelecido no Amapá na madrugada deste sábado (07/11), após o apagão no estado, informou o ministério de Minas e Energia. O retorno deve ser gradativo.
Segundo a pasta, o sistema elétrico de Macapá voltou a ser conectado à rede de transmissão do Sistema Interligado Nacional. O governo afirma que foram concluídos os reparos na subestação de energia localizada no Macapá, que sofreu um incêndio na última terça (03/11), desencadeando a falta de luz.
Pelo menos 13 das 16 cidades do Amapá foram afetadas pelo apagão, atingindo cerca de 765 mil pessoas, que ficaram sem energia elétrica. Em meio à pandemia do coronavírus, unidades de saúde passaram a funcionar por meio de geradores. Também houve uma corrida por água e racionamento de comida.
Como ocorreu o apagão?
Na noite de terça-feira, enquanto ocorria uma tempestade em Macapá, uma explosão seguida de incêndio comprometeu os três transformadores de uma subestação da Zona Norte, segundo o Ministério de Minas e Energia.
O fogo danificou um transformador e atingiu os outros dois — um deles já estava inoperante por causa de uma manutenção realizada desde dezembro de 2019.