“Engenharia Verde” envolve acadêmicos do Carvi em projetos sociais

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Bento Gonçalves (Apae) é a primeira instituição a receber o projeto social “Engenharia Verde”, idealizado e executado pelo Diretório Acadêmico da Engenharia Civil do Campus Universitário da Região dos Vinhedos.

A equipe – composta por membros do D.A. e alunos voluntários de outros cursos de graduação – trabalha na limpeza da horta da entidade, plantando legumes e vegetais que possam ser utilizados nas refeições diárias dos alunos e usuários da associação. Os acadêmicos prestam, também, a manutenção periódica dessa horta.

Os autores do projeto “Engenharia Verde” – Maikel Négri, Guilherme Pedrotti, Daniel Pless, Alana Baú, Luana Marini, Bruna Trevisan e Luana Fierro – com orientação do professor Rodrigo Fabiano Montemezzo, coordenador do curso de Engenharia Civil, pretendem demonstrar à comunidade que o mundo não é feito somente de concreto, ferro e cálculos, mas também de solidariedade e interação com o meio urbano em que se vive. 

O projeto objetiva desenvolver a participação de acadêmicos em projetos sociais, fortalecer a sustentabilidade, fomentar o interesse pelo cultivo de alimentos saudáveis e pelo futuro de entidades assistenciais e adequar a atividade ao tripé de curso: ser socialmente justo, financeiramente viável e ecologicamente sustentável.

Para os alunos que idealizaram o projeto, é preciso interagir com o meio urbano em que se vive hoje – um meio urbano com grande potencialidade sustentável – e o projeto permite que os acadêmicos possam fortalecer sua participação em projetos sociais e ampliar a visão do que é ser solidário.