Enoturismo é discutido em palestra almoço do CIC

Um almoço para brindar o Dia do Vinho, produto que projetou Bento Gonçalves em nível nacional, tornando-a a Capital Brasileira da Uva e do Vinho. O Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG) realizou nesta quinta-feira, dia 29, mais uma palestra-almoço com o tema “O Turismo do vinho no Brasil: experiência, sonho e bem estar”, apresentada pela especialista em Comunicação e Marketing Turístico e enóloga Maria Amelia Duarte Flores. 

O evento contou com a participação do presidente do CIC/BG, Leonardo Giordani, o secretário de Turismo, Gilberto Durante, representando o prefeito de Bento Gonçalves, o vereador Clemente Mieznikowski, representando a Câmara de Vereadores e a diretora da Área Vitivinícola do CIC/BG, Magda Brandelli Zandoná. 

Maria Amelia apresentou dados que foram publicados no Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, do Ibravin. Falou dos desafios e de como o enoturismo é dinâmico e muda constantemente. “Quem procura pelo enoturismo é mais que uma pessoa que quer vir e gastar dinheiro apenas, ela quer provar, se deliciar e espera o aconchego do lugar”, salienta. 

A palestrante também destacou que em decorrência do mundo em que vivemos hoje, as vinícolas precisam se atualizar e inovar, buscando sempre novidades para os consumidores. Ela também salientou que hoje existem pacotes de enoturismo para os mais diversos públicos, que contemplam todas as classes sociais, níveis culturais e todas as idades. “Temos hoje no Brasil um turismo de vinho voltado para toda a família. Por isso, se vê carros chegando em diversos pontos turísticos com a família toda reunida, desde os filhos pequenos aos avós”, afirma Maria Amelia. 

O enoturismo é uma das cadeias da vitivinicultura que mais gera emprego. “Engloba muita prestação de serviços também, beneficiando muita gente”, garante a enóloga. Assim como, aumenta o marketing e a auto-estima da região. “Estamos em um país que tem público para tudo, basta saber o foco que a vinícola quer dar”, assegura. 

Sobre o palestrante

Maria Amelia Duarte Flores é enóloga, formada nos cursos técnico e superior de Eonologia, especialista em Comunicação e Marketing Turístico pela PUCRS. Estagiou em empresas vinícolas e importadoras no Brasil e Argentina e organizou roteiros turísticos na Secretaria de Turismo de Garibaldi. Mais de duas mil pessoas já participaram de seus cursos e promove jantares e palestras nos principais restaurantes de Porto Alegre. Realiza viagens enogastronômicas às melhores regiões de vinhos do mundo como Bordeaux na França, Itália, Portugal e Espanha, além dos países do Mercosul. É responsável pela edição do Diagnóstico do Enoturismo Brasileiro, do Ibravin, e tem colunas de vinhos publicadas no Zero Hora, além do Jornal Vinho e Cia de SP e da Revista Sabores do Sul. Tem artigos publicados nas revistas Alta Gastronomia e Bom Vivant e no Livro dos 10 anos da União Cooks. No Rio Grande do Sul possuiu Vinho e Arte, empresas de eventos e consultoria, além de ser professora do curso de Gestão em Enoturismo, na cidade de Garibaldi. É coordenadora do Núcleo Cultural do Vinho da Fundação Ecarta. Certificada pela Wine Spirit Education Trust Nível 2, embaixadora do Vinho Espanhol pela Academia do Vinho da Espanha e consultora de resgate da marca e conceito da vinícola Peterlongo, além de consultoria de encartes dos supermercados Nacional e Mercadorama (Walmart).

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.