Ensino Infantil privado retorna às aulas nesta semana na região
Após mais de cinco meses de portas fechadas, as escolas infantis privadas podem retornar nesta semana, em alguns municípios da região. A medida vale para cidades como Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
Em Bento Gonçalves, das 30 escolas infantis privadas, 21 estão aptas a retornarem nesta semana. De acordo com a prefeitura, 18 delas retornam ainda nesta terça-feira (08/09). As 21 instituições apresentaram os protocolos de contingência próprios para prevenção, monitoramento e controle da transmissão da COVID-19 nas instituições, que foram aprovados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola). Além disso, ao longo do último final de semana, a prefeitura municipal realizou a testagem dos profissionais dessas instituições, como critério para o retorno. No total, 276 professores, diretores e funcionários foram testados. O resultado dos exames apresentou 3 pessoas com a infecção para a COVID-19, as quais foram encaminhadas para o isolamento e tratamento no ambulatório fast track da UPA 24h.
Em Garibaldi, as 10 escolas privadas já tiveram seus planos de contingência aprovados pelo COE-Municipal. Entretanto, de acordo com a secretaria de Educação, apenas uma dela irá retornar nesta terça-feira. Duas delas irão voltar no dia 15/09 e quatro no dia 21/09. As demais ainda não há previsão. "Quanto à rede municipal de ensino, ainda não temos data definida para o retorno às atividades presenciais nas escolas", afirma a secretária Simone Cristina Rosanelli Chies.
Em Carlos Barbosa, o secretário de Educação Fabiano José Taufer, informou que, até o momento, das 5 escolas infantis do município, 3 afirmaram que irão retornar as aulas ainda nesta terça-feira. Para tanto, o município calculou a capacidade máxima permitida para evitar aglomerações e, consequentemente, o contágio pelo Coronavírus. Das 201 crianças matriculadas antes da pandemia, devem voltar, aproximadamente, 60 alunos. Além das medidas de contigência, a redução se deve ao receio dos pais/responsáveis e ao cancelamento de matrículas. “Em uma das escolas infantis havia 55 alunos antes da pandemia. Desses, 35 são vagas compradas pela prefeitura. Então esses alunos irão continuar à distância, como medida adotada pela prefeitura. Os outros 20, apenas 1 estudante está com a matrícula em dia”, exemplifica.
Ainda segundo o secretário, o retorno será monitorado ao longo das próximas semanas, para assegurar que não houve aumento de casos na cidade. “A gente vai verificar se acontece o mesmo que aconteceu com as escolas de inglês e as academias, por exemplo. Apesar de abrirem as portas, não houve surtos nesses locais. Então vamos fazer uma análise para que seja um retorno seguro. Um passo de cada vez. Por isso é difícil que as demais escolas retornem antes de outubro”, analisa.
As escolas devem seguir os regramentos impostos pelo governo do estado, que dizem respeito ao transporte escolar, refeitórios e às salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de caso positivo).
Deverá ser realizada higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.
Se algum resultado for positivo, o profissional será encaminhado para tratamento e isolamento.
É importante ressaltar que o retorno das aulas no estado não é obrigatório e depende da decisão dos pais/responsáveis.
Rede Municipal de Bento Gonçalves
Na próxima semana está previsto o retorno das Escolas Infantis Municipais de Bento Gonçalves. De acordo com a prefeitura, todos professores serão testados. Os alunos que não retornarem para escola continuarão com as aulas on-line. Para tanto, a secretaria de Educação organizou um cronograma de professores, para não gerar sobrecarga dos profissionais.
Educadores Infantis de 30 horas ficarão 4 horas em sala de aula e 2 horas à disposição dos alunos que estão no ensino remoto. Professores de Educação Infantil de 20 horas ficarão 3 horas em sala de aula e 1 hora à disposição dos alunos que estão no ensino remoto.
Ainda conforme a prefeitura, foram comprados EPI's, termomêtros, tapetes sanitizantes, luvas, propés, aventais, face shield, álcool em gel, sabonete líquido, papel toalha e máscaras inclusivas.
Confira as escolas infantis de Bento que retornaram nesta terça-feira, 08/09:
Sol do amanhecer
Officina da Criança
Cheirinho de amor
Cantinho encantado
Parque do sabia
Felicita
Pedacinho do céu
Verde Canela
Anjos do arco-íris
Master Kids
Construindo e Brincando
Colégio Aparecida
Bei Bambini
Be Happy
Descobrindo o mundo
Dindolele
Alegria de ser criança
Meu anjo